Comissão Própria de Avaliação
Em cumprimento ao Art. 11º da Lei N.º 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a Portaria do Ministério da Educação N.º 2051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sinaes, o Instituto Federal Fluminense instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) para conduzir seus processos de Avaliação Institucional.
Para fins de apoio administrativo, a CPA recebe suporte da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), por meio da Diretoria de Planejamento Estratégico.
Conheça as atribuições
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pelo assessoramento e acompanhamento da execução da Política de Avaliação Institucional do IFF. A avaliação institucional é uma atividade de caráter diagnóstico, que tem por objetivos identificar o perfil e o significado da atuação institucional, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, e contribuir para o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa, extensão e inovação, garantindo espaço à crítica e ao contraditório, oferecendo subsídios para a tomada de decisão, o redirecionamento das ações, a otimização dos processos e a excelência dos resultados, além de incentivar a formação de uma cultura avaliativa e de compromissos coletivos.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta por representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo em educação, discente de todos os campi e da Reitoria - eleitos por seus pares um titular e um suplente, por um representante da Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional - indicados pelos respectivos Pró-reitores - e um membro da Sociedade Civil e da gestão da Reitoria indicados pelo reitor.