Diploma



A Coordenação de Registro de Diplomas e Sistemas Acadêmicos registra os diplomas de ensino técnico e superior considerando as normativas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O processo de expedição dos diplomas e certificados inicia automaticamente a partir da colação de grau dos cursos técnicos, superiores e da conclusão dos cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu.

 

 

Diploma Físico


Os diplomas dos cursos técnicos e de stricto sensu, além dos certificados de pós-graduação lato sensu, são emitidos em formato físico e devem ser retirados no setor de Registro Acadêmico do Campus ao qual o estudante concluiu.

 

Diploma Digital


Os procedimentos para a expedição e registro de diplomas dos cursos superiores de graduação em formato digital foram estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.095/2018 e demais atualizações conferidas no endereço https://www.gov.br/mec/pt-br/diploma-digital

1- O que é Diploma Digital?


Segundo a PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019 do MEC, alterada pela PORTARIA MEC Nº 70, DE 24 DE JANEIRO DE 2025, o diploma digital é aquele que tem sua existência, sua emissão e seu armazenamento inteiramente no meio digital, e cuja validade jurídica é presumida mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais - PBAD.

 

A Composição do Diploma Digital:

 

O que é XML?


O XML Público, além da Representação Visual do Diploma Digital – RVDD, é um conjunto de informações adicionais que o formando terá acesso ao buscar sua RVDD através do link disponibilizado, assim como: dados da IES emissora (Endereço da mantenedora, credenciamento e recredenciamento); Registro do diploma (Dados da IES registradora e livro de registro) e Informações sobre o curso concluído (Autorização do curso, habilitação, reconhecimento e renovação).

 

O que é RVDD?


A RVDD é a Representação Visual do Diploma Digital, ou seja, é a interface entre o meio digital e o meio físico para o Diploma Digital, preservando as características dos diplomas emitidos pela Instituição de Ensino. A RVDD, apesar de não ser o diploma, apresenta uma interface que, com auxílio do QR-Code ou do código de validação, possibilita a autenticidade do documento de forma rápida, prática e segura. A representação visual do diploma digital deve zelar pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas no XML do Diploma Digital, garantindo a qualidade da imagem e a integridade de seu texto bem como possibilitando ao diplomado exibir, compartilhar e armazenar esta imagem.
 

 

O que é XAdES (Advanced Electronic Signature)?


A Assinatura Eletrônica Avançada (AdES) é um tipo de assinatura digital que oferece um nível elevado de segurança e confiabilidade, cumprindo requisitos legais rigorosos para garantir a autenticidade e integridade do documento assinado. Ela vai além das assinaturas eletrônicas básicas, empregando técnicas criptográficas avançadas para verificar a identidade do signatário e proteger o documento contra alterações.

 

O que é Certificação ICP-Brasil?


A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil é uma cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. Observa-se que o modelo adotado pelo Brasil foi o de certificação com raiz única, sendo que o ITI, além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz – AC-Raiz, também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos. Para saber mais acesse o site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI: https://www.iti.gov.br/

Representação Visual do Diploma Digital (RVDD)


A Representação Visual do Diploma Digital (RVDD) é uma versão impressa do diploma digital, com o mesmo layout do diploma físico, mas que não possui validade jurídica após a impressão. Ela serve como uma interface para o diploma digital, que é um arquivo XML, e pode ser utilizada para consulta e apresentação do diploma.

Diploma-Civil-1.png

Diploma-Civil-2.png

2- Consulta, Validação e Autenticidade

 

2.1- Cursos Técnicos


O Sistec é um sistema de registro, divulgação de dados e de validação de diplomas de cursos de nível médio da educação profissional e tecnológica. O Sistec foi instituído e implantado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009, sendo assim, os diplomas de cursos Técnicos do IFF são registrados no SISTEC.
Poderão ser consultados no endereço eletrônico: https://sistec.mec.gov.br/validadenacional .


 

2.2- Cursos de Graduação


Validação do Diploma Digital do IFF:

Ao consultar o QR-CODE ou o link no verso no canto inferior direito do diploma digital recebido pelo e-mail, contendo a Representação Visual do Diploma Digital - RVDD e o arquivo XML, será encaminhado ao endereço: https://suap.iff.edu.br/edu/registroemissaodiploma_public/ e https://suap.iff.edu.br/edu/diplomas_digitais/ 


Validador do Diploma Digital MEC:

Validação estrutural do arquivo XML do diploma, segundo a Instrução Normativa SESU nº 1/2020 e suas alterações. A conformidade do diploma digital poderá ser verificada através da página do Ministério da Educação https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma, mas para isso será necessário ter arquivo XML referente ao diploma e fazer o upload deste arquivo neste mesmo site. 

 

3- Expedição e Registro

3.1- Legislação


Regulamentação dos procedimentos e normas que orientam a Expedição e Registro de Diplomas e Certificados de cursos de nível médio e superior:

Portaria 536/2025 - IFFLU, de 6 de outubro de 2025:
https://cdd.iff.edu.br/documentos/portarias/reitoria/gabinete/2025/outubro/portaria-43


3.2- Fluxo de Emissão de Diploma


Cursos Técnicos e de Graduação


Trata-se do registro e da emissão de diplomas de Ensino Técnico integrado, ou concomitante, ou subsequente ao Ensino Médio, e de Graduação, no prazo máximo de 120 dias, sendo 60 para expedição e 60 para o registro, podendo cada etapa ser prorrogada por igual período, a contar da colação de grau do estudante.

O processo de expedição e registro de diploma iniciará automaticamente após o ato da colação de grau, não sendo necessário requerimento por parte do estudante.

O processo tem origem no Registro Acadêmico do Campus e finalização no setor de Registro de Diplomas e Certificados da Reitoria. O setor de Registro de Diplomas da Reitoria faz os demais trâmites de acordo com as normas legais.

O estudante a ser diplomado é adicionado como interessado ao processo eletrônico de registro de diplomas, no SUAP, no endereço https://suap.iff.edu.br, onde é possível acompanhar as etapas de tramitação, até à disponibilização do diploma.

Os diplomas de cursos técnicos devem ser retirados no setor de Registro Acadêmico do Campus vinculado ao curso concluído. Os diplomas de curso de graduação, emitidos em formato digital, são enviados diretamente para o e-mail do diplomado.