Perfil do Doutorando
O objetivo é proporcionar formação ampla ao discente, aliando teoria e prática nas linhas de pesquisa do programa, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de meio ambiente com ênfase em recursos hídricos, com a compreensão das dimensões no que tange à qualidade e quantidade da água; aspectos legais, sociais, institucionais e ambientais; disponibilidades hídricas de regulação, etc.
Espera-se que o discente desenvolva habilidades que aprimorem suas competências profissionais e o melhor qualifiquem para tratar os problemas associados às questões relacionadas ao meio ambiente e recursos hídricos, com uso de ferramentas em sintonia com o estado da arte, bem como ser capaz de impulsionar mudanças no desenvolvimento tecnológico e sócio-econômico-político-cultural a partir do conhecimento científico.
Tendo como referência os níveis de maturidade tecnológica “Technology Readiness Level” definidos pela ISO, espera-se que o curso prepare os discentes para promover as ações necessárias em projeto a partir do primeiro nível de observação, passando pela formulação de conceitos, estabelecendo a função crítica (analítica, experimental e/ou prova de conceito), realizando a validação funcional dos componentes em laboratório e ambiente relevante, e demonstrando as funções críticas do protótipo no mesmo ambiente. Os níveis avançados de demonstração de protótipo (qualificação, finalização e operacionalização) poderão ser alcançados após o período de formação ou, em alguns casos, ainda durante o curso.
A modalidade de Doutorado Profissional deve proporcionar subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais, aprimorando seu desempenho, a partir de atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional, tornando-os capazes de criar/adaptar e aplicar tecnologias.
Proporcionando uma estratégia de produção de conhecimento sobre o meio ambiente e recursos hídricos a partir da problematização das práticas envolvidas na formação de profissionais, especialmente no âmbito dos estados e municípios. Espera-se como perfil de ingressante no programa proposto, profissionais em exercício, de nível superior e com título de mestre, que atuem na área de meio ambiente e recursos hídricos. Assim como, profissionais com atuação em empresas industriais e agrícolas, órgãos ambientais de âmbito Municipal, Estadual e Federal, concessionárias de água e esgoto, gestores públicos e privados, profissionais com relação direta no uso e disposição do meio ambiente e recursos hídricos na região. É esperado também que os candidatos sejam egressos dos mestrados profissionais do IFFluminense (PPEA, SAEG etc.) ou de programas em áreas afins de instituições da região, do estado, de outras unidades da federação ou do exterior.
O perfil do egresso é caracterizado como profissional com ampla formação tecnológica de qualidade para desenvolvimento e aplicação de modelos e/ou tecnologias para propor soluções que buscam sanar ou mitigar problemas ambientais decorrentes do uso de recursos hídricos, subsidiando o processo de gestão em órgãos ambientais, comitês de bacia e unidades de conservação, ou em atuação tecnológica no assessoramento ou ainda consultoria em organizações públicas e/ou privadas.
O egresso do programa estará apto a propor estratégias de monitoramento de recursos hídricos superficiais e subterrâneos em regiões hidrográficas e em especial em ecossistemas de unidades de conservação em atendimento a demandas dos planos de bacia ou planos se manejo das UCs. Para este fim, os egressos estarão aptos a usar ferramentas de modelagem, além de desenvolver protótipos adequados para cada situação, e a partir daí, realizar diagnósticos dos recursos hídricos em bacias hidrográficas e em UCs. Terá habilidade de direcionar práticas de manejo mais adequadas, racionais e sustentáveis nestes ecossistemas, visando à manutenção, melhoria e/ou remediação do ambiente.
O egresso terá uma visão sistêmica e holística, visto que a água é um elemento integrador com os diferentes recursos naturais.