Área de Concentração

Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos

Esta área de concentração tem a missão de consolidar e integrar as atividades desenvolvidas pelo IFFluminense na área de meio ambiente com ênfase em recursos hídricos. As pesquisas aplicadas desta área de concentração são voltadas para temas relacionados ao uso múltiplo da água, à proteção e à recuperação do meio ambiente, envolvendo estudos analíticos, computacionais e experimentais mediante uso de modelos e soluções tecnológicas desenvolvidas em laboratório e aplicações no campo. Aliando o saber perito ao conhecimento popular, pretende-se construir e validar modelos, assim como soluções tecnológicas junto às comunidades locais, empregando métodos de gestão ambiental colaborativa e ciência cidadã aplicados a gestão integrada de recursos hídricos, tendo como foco de mobilização as representações dos Comitês de Bacia regionais.

Esta área de concentração tem como base a divisão do espaço territorial em bacias hidrográficas, entendendo-as como unidade básica de gestão e de estudos para implementação de obras de intervenção sobre os recursos hídricos, observados os princípios da gestão ecossistêmica dos bens de uso comum. A implementação dos instrumentos de gestão em recursos hídricos, previstos na Lei nº 9.433/97 e na Política Nacional de Recursos Hídricos, passa pelo plano de recursos hídricos, pelo enquadramento de corpos hídricos, pela outorga do direito de uso, pela cobrança de recursos hídricos e pelos sistemas de informação. Neste sentido, o planejamento participativo torna-se estratégico para que metas e ações possam ser aplicadas em prol do uso múltiplo, mas sustentável das águas. Destaca-se o plano de bacias como um instrumento fundamental para a gestão das águas, que permite aos gestores estipular metas e desenvolver ações a médio e longo prazo que resolvam problemas locais, regionais e nacionais. A modelagem e a tecnologia, por meio das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, são instrumentos de apoio à tomada de decisões aos gestores da área de meio ambiente, que quando integradas aos métodos de gestão ambiental participativa são validadas pela sociedade, possuindo assim maior probabilidade de aplicação prática e formulações inovadoras.

Deve-se mencionar a importância da abordagem temática desta área de concentração para as regiões dos Lagos, Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, que apresentam uma considerável relevância no panorama hidrológico nacional, onde se destacam as bacias do Rio Paraíba do Sul e do rio Macaé, sendo este último manancial estratégico para região e responsável por 80% da produção nacional de Petróleo. Nestas regiões estão situados entre os principais centros dispersores de água do território brasileiro e através da diversificação das atividades socioeconômicas tem causado diferentes impactos sobre o meio ambiente da região, principalmente em relação aos recursos hídricos, tanto em seus aspectos quantitativos como qualitativos. Assim, o programa proposto possui linhas de pesquisa que compreendem projetos voltados ao estudo da região, sem excluir perspectivas analíticas de âmbito nacional e global, na qual o conhecimento e a expertise acadêmicos são indissociáveis do conhecimento local de base popular e/ou tradicional.

A área de concentração está sustentada por duas linhas de pesquisa, que se relacionam:

Modelagem para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada a Recursos Hídricos. Essas duas linhas são sustentadas através das disciplinas obrigatórias, além dos seminários, que compõem a base comum: Técnicas de Pesquisa, Modelagem Matemática em M. Amb. e Rec. Hídricos, Gestão do M. Amb. e Rec. Hídricos: Aspectos Institucionais e Legais, Hidrologia Aplicada, Água e as Relações Humanas.

Os pesquisadores estão alocados em uma determinada linha de pesquisa, mas dialogam por meio de interfaces conceituais e metodológicas entre as duas linhas, explicitando à proposta de abordagem integrada do programa.