Gerencimento de Resíduos Associado à Gestão de Recursos Hídricos: Levantamento de Indicadores de Saneamento Ambiental Para um Bairro no Município Conceição de Macabu - RJ

por Élida Dominguos publicado 02/09/2016 09h40, última modificação 06/03/2020 17h59

Orientação: Professor D.Sc Elza Maria Senra de Oliveira (Doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais -Universidade Estadual do Norte Fluminense).

DOMINGOS, Élida Q. Gerenciamento de resíduos associado à gestão de recursos hídricos – levantamento de indicadores de saneamento ambiental para um bairro no Município Conceição de Macabu - RJ. [Residues management associated to the water resources management - survey of environmental sanitation indicators for a community in the Conceição de Macabu city (RJ)]. Campos dos Goytacazes, 2008. 88 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Os usos da água geram conflitos em razão de sua multiplicidade, ocasionando aumento de demandas tanto nos aspectos qualitativos quanto nos quantitativos. Na atualidade, o esgotamento sanitário inadequado constitui um dos principais problemas nos sistemas hídricos. Na proposição de soluções às demandas encontradas, diversos aspectos devem ser considerados de forma sistêmica e integrada, incluindo-se a avaliação das diferentes condições ambientais de um local. No presente estudo de caso, avaliou-se o bairro Piteira, no município de Conceição de Macabu-RJ por meio de diagnóstico socioambiental, enfatizandose as condições sanitárias tais como abastecimento de água e tratamento de esgotos, assim como suas influências diretas e indiretas nas condições do ambiente local. A coleta das informações foi efetuada a partir de junho de 2007, sendo realizadas pesquisas em campo com uma freqüência média trimestral até junho de 2008. De acordo com os resultados obtidos, há fortes indicativos de que a água utilizada para consumo dos moradores locais encontra-se fora dos padrões de potabilidade. Observou-se ainda, que embora haja falta de acesso da população às informações da qualidade da água, há uma clara percepção por parte dos moradores quanto aos problemas relativos a esse recurso. Entretanto, o grau de escolaridade observado da população, aliado à ausência de informações corretas quanto aos aspectos de saneamento ambiental mascaram as condições de qualidade da água, que se refletem na saúde pública. Verificou-se também deficiências no sistema de tratamento de esgotos, com despejo de efluentes em condições inadequadas no Rio Macabuzinho. Este trabalho preliminar permite a criação de um ponto de partida para o desenvolvimento de programas de educação ambiental, promovendo-se a democratização das informações de saneamento, de forma a propiciar a participação qualificada dos moradores, sensibilizando-os. Nesse sentido, ressaltase a importância do incentivo a esta mobilização e à participação, uma vez que poderá possibilitar a busca de alternativas de mitigação dos impactos ambientais apresentados.

Palavras-chave: Tratamento de Efluentes. Gestão. Diagnóstico socioambiental

DOMINGOS, Élida Q. Residues management associated to the water resources management - survey of environmental sanitation indicators for a community in the Conceição de Macabucity (RJ). [Gerenciamento de resíduos associado à gestão de recursos hídricos – levantamento de indicadores de saneamento ambiental para um bairro no Município Conceição de Macabu - RJ]. Campos dos Goytacazes, 2008. 88 p. Dissertation (Mastership Professional in Environmental Enginneering) – Pos-Graduation Program of the Environmental Enginneering, Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. The water use generates conflicts because of its multiplicity and distinct purposes, causing increase of demands in qualitative and quantitative aspects. Nowadays, the unsuitable final destination of sewage is one of the main problems of hydric systems. In proposing solutions for the found demands, many aspects must be considered in a systemic and integrated way, including the assessment of the distinct environmental conditions of the place. In this case study, the Piteira community in Conceição de Macabu city (RJ) was evaluated through the social and environmental diagnosis, giving emphasis to the sanitary conditions, like water supply and wastewater treatment, as well as their influence in the local environment conditions. The information gathering started in June 2007, carrying research in field with quarterly medium frequency to June 2008. The obtained results, had show there are indicative that the consumed water for local residents is out of the potability standard. It was observed that although there is lack of information of the population about the water quality, there is an evident perception on the part of residents about problems related to this resource. However, the educational degree of the population observed, and the lack of correct information about the environmental sanitation disguises the water quality conditions, with reflect in the public health. It was also observed, deficiencies in the wastewater treatment system, with effluents release in inadequate conditions in the Macabuzinho river. This preliminary work allows the creation of a starting point to the development of environmental education programs, promoting the democratization of sanitation information, in order to allow the qualified participation of the residents, sensitizing them. In this sense, the importance of the incentive to this mobilization and to the participation is emphasized, once that it can allow the search of mitigation alternatives of the presented environmental impacts.

Key-words: Wastewater treatment, environmental management, environmental evaluation

PDF document Élida Quitete Domingos.pdf — Documento PDF, 8.21 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.