Núcleo Urbano de Rio das Ostras: Elementos Definidores da Ocupação e os Impactos Ambientais

por Maria Laura Gomes publicado 25/05/2016 11h52, última modificação 06/03/2020 17h03

Professor D.Sc. Luiz de Pinedo Quinto Júnior. (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo/USP)

GOMES, M.L.M. Núcleo Urbano de Rio das Ostras: elementos definidores da ocupação e os impactos ambientais. 2010. 150f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2010.
O objetivo geral do trabalho é fazer uma avaliação da ocupação do Núcleo Urbano de Rio das Ostras e seus elementos definidores, sob a ótica do impacto ambiental. A formação e a ocupação do Município de Rio das Ostras é bastante peculiar se comparada a da cidade do Rio de Janeiro, sofrendo profundas modificações a partir de 1950, com a indústria do Turismo. Porém, o processo de ocupação efetiva da região se deu a partir da década de 1980, após a descoberta de petróleo na Bacia de Campos. A expansão urbana em Rio das Ostras, por meio da criação de loteamentos, não foi feita de forma planejada; impulsionada principalmente pela especulação imobiliária, gerando problemas estruturais e ambientais. Como conclusão do trabalho, são apresentadas reflexões para colaborar com o Planejamento Urbano Ambiental de Rio das Ostras que visem a minimizar os impactos antrópicos, principalmente em sua área de expansão urbana.

Palavras-Chave: Rio das Ostras, planejamento urbano, crescimento demográfico, expansão urbana e impactos ambientais.

The general objective of the study is to evaluate the occupation and the defining elements of Rio das Ostras‟ Urban Nucleous, regarding the perspective of environmental impact. The formation and occupation of the city of Rio das Ostras is quite unique in comparison with the city of Rio de Janeiro. The former undergone profound changes since 1950, with the tourism industry. However, effective occupation process of the region begun the 1980s, after oil discovery in Bacia de Campos. Urban sprawl in Rio das Ostras was mainly due to creation of blending, and was not planned, but mainly driven by speculation, creating structural and environmental problems. The work is concluded with that aim to collaborate with the Urban and Environmental Planning of Rio das Ostras focusing minimization of human impacts, especially in the urban expansion area of the municipality.

Key words: Rio das Ostras, urban planning, population growth, urban sprawl and environmental impacts

PDF document Maria Laura Monnerat Gomes.pdf — Documento PDF, 3.58 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.