Diagnóstico e Comparação de Sistemas de Avaliação Ambiental em Edificações Escolares Brasileiras

por Daniela Mazieri publicado 27/11/2017 08h58, última modificação 18/12/2019 15h32

D. Sc. Luiz de Pinedo Quinto Júnior

O ambiente escolar tem um papel fundamental na vida e no aprendizado dos alunos. Portanto, o governo deveria priorizar a construção de “escolas verdes” tendo em vista sua contribuição no desempenho ambiental escolar, na redução do consumo de água e energia e dos impactos causados ao meio ambiente. Porém, ainda são poucos os exemplos de escolas verdes no país. Por se tratar de uma área pouco explorada e com escasso conhecimento acumulado, este trabalho aborda o conceito das escolas verdes e as ferramentas criadas para mensurar o desempenho ambiental nesses edifícios. Atualmente, são vários os sistemas de avaliação ambiental desenvolvidos no âmbito nacional e internacional. Diante do exposto, o trabalho investiga diferentes certificações ambientais com a missão de compreender sua aplicação nos edifícios escolares através do estudo aprofundado de suas categorias e créditos. Para tanto, foram selecionadas três certificações ambientais: LEED for Schools vs3, a certificação AQUA-HQE e o método US-CHPS. Além do mais, elaborou-se o levantamento de todas as escolas públicas certificadas e em processo de certificação no país e verificou-se que apenas duas escolas estaduais possuíam certificação ambiental pelo LEED for Schools e AQUA. Diante desse fato, essas duas escolas foram escolhidas como estudo de caso. Como resultado deste estudo, foram desenvolvidos quadros das escolas certificadas contendo informações sobre as mesmas e sobre o seu desempenho nas certificações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, além da revisão bibliográfica baseada em livros, artigos de periódicos, notícias de jornais e revistas, foram realizadas visitas técnicas nas escolas certificadas e foram feitas entrevistas com informantes-chave no processo de certificação. De forma geral, a análise das certificações no cenário das escolas públicas brasileiras citadas nesta pesquisa, faz-se compreender os benefícios associados a cada processo de certificação e as dificuldades para a obtenção de alguns créditos no contexto das escolas públicas analisadas. Assim, esse material de pesquisa pode servir como subsídio aos gestores públicos para a implementação de novas políticas no âmbito das escolas verdes.

Palavras-chave: Escolas Verdes. LEED. Sustentabilidade. AQUA-HQE. US-CHPS. Qualidade Ambiental.

The school ambience has a fundamental role in students' lives and education. Therefore, the government gives priority to construction of "green schools" owing to their contribution to school environmental performance, reduction of water and energy consumption, and impacts to the environment. But there are just a few examples of green schools in the country. Regarding that the area has short exploration and insufficient accumulated knowledge, this work discourse the concept of green schools and the tools developed to measure environmental performance in those buildings. Actually there is several environmental assessment systems developed at national and international level. Against this fact, the work investigates different environmental certifications with the intention to understand its application in school buildings through the inquiry of its categories and credits. For that, three environmental certifications were selected: LEED for Schools vs3, AQUA-HQE certification and US-CHPS method. In addition, a survey of all public schools certified and in certification proceeding in the country was carried out and only two state schools were certified by LEED for Schools and AQUA. On this, these two schools were chosen as a case study. As a result of this research, charts of certified schools were developed with information about them and their performance in certifications. For the increment of this work, in addition to the bibliographic review based on books, periodicals, newspaper and magazines news; technical on-visits were made in certified schools and interviews with key informants from certification process, were conducted. In general, the analysis of the certifications in Brazilian public schools context mentioned in this research, leads to understanding the associated benefits in each certification process and the difficulties to achieve some credits in the context of the analyzed public schools. Therefore, this research material can contributes to public managers for the implementation of new policies in the context of green schools.

Keywords: Escolas Verdes. LEED. Sustainability. AQUA-HQE. US-CHPS. Environmental Quality.

PDF document DISSERTACAO FINAL DanielaMazieri 11_17.pdf — Documento PDF, 3.77 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.