Educação Ambiental: Construção De Cartilha Ambiental Sobre O Processo Erosivo Em Atafona, Proposta Metodológica Para Trabalhar Em Escola Municipal Próxima A Área Erodida Em Atafona, São João Da Barra, RJ

por Leticia Cordeiro Menezes publicado 12/12/2025 10h34, última modificação 12/12/2025 10h34

Dr. Vicente de Paulo Santos Oliveira

Coorientador(a): Dr. Jader Lugon Júnior

 

  • Autora: 

    Leticia Cordeiro Menezes

O processo erosivo que vem ocorrendo em Atafona tem sido alvo de diversos estudos científicos, contudo a população que faz parte dessa realidade diariamente, muitas vezes não sabem como se deu tal processo. Este artigo aborda o tema da Educação Ambiental com foco na construção de uma cartilha ambiental sobre o processo erosivo na praia de Atafona, São João da Barra, RJ. A proposta metodológica visa ser aplicada em uma escola municipal localizada nas proximidades da área afetada pela erosão. O objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento, produção e divulgação de uma cartilha ambiental que informe e conscientize a comunidade escolar, em especial os alunos, sobre as causas, consequências e possíveis soluções para o problema da erosão costeira em Atafona. A cartilha servirá como uma ferramenta para facilitar a compreensão do fenômeno e incentivar a participação ativa na busca por alternativas de mitigação e adaptação. A metodologia prevê a colaboração entre a escola e a comunidade, utilizando a cartilha como um recurso para promover discussões, atividades práticas e projetos que engajem os estudantes na temática ambiental. A intenção é que, ao compreenderem a complexidade do processo erosivo e seu impacto local, os alunos se tornem agentes multiplicadores do conhecimento e promotores de mudanças de comportamento em suas famílias e na comunidade. Em suma, a iniciativa propõe uma abordagem pedagógica contextualizada e relevante para a realidade de Atafona, transformando o desafio ambiental em uma oportunidade de aprendizado e mobilização social.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Erosão Costeira. Cartilha Ambiental.

The erosion process occurring in Atafona has been the subject of numerous scientific studies; however, the population that experiences this reality daily often does not understand how this process occurred. This article addresses the theme of Environmental Education, focusing on the creation of an environmental booklet about the erosion process on Atafona beach, São João da Barra, RJ. The methodological proposal aims to be applied in a municipal school located near the area affected by erosion. The main objective of this work was the development, production, and dissemination of an environmental booklet that informs and raises awareness among the school community, especially students, about the causes, consequences, and possible solutions to the problem of coastal erosion in Atafona. The booklet will serve as a tool to facilitate understanding of the phenomenon and encourage active participation in the search for mitigation and adaptation alternatives. The methodology envisions collaboration between the school and the community, using the booklet as a resource to promote discussions, practical activities, and projects that engage students in environmental issues. The intention is that, by understanding the complexity of the erosion process and its local impact, students will become agents for disseminating knowledge and promoting behavioral change in their families and the community. In short, the initiative proposes a contextualized and relevant pedagogical approach to the reality of Atafona, transforming the environmental challenge into an opportunity for learning and social mobilization.

Keywords: Environmental Education. Coastal Erosion. Environmental Primer.

PDF document Dissertação PPEA Letícia Cordeiro Menezes_compressed.pdf — Documento PDF, 1.57 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.