Energia Elétrica: Aprendizagem Baseada no Ensino Híbrido no Modelo Rotação por Estações em Nível do Ensino Fundamental | Autor: Edvaldo Cruz Azeredo

por Secretaria do MNPEF publicado 27/07/2023 14h26, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

O objetivo da presente pesquisa é investigar a potencialidade de uma sequência didática, baseada no modelo de Ensino Híbrido denominado Rotação por Estações, quanto à aprendizagem sobre o tema Energia Elétrica em nível Fundamental. Buscou-se no planejamento da sequência didática atender à personalização da aprendizagem, respeitando as possíveis aptidões apresentadas pelos alunos, envolvendo atividades com aulas expositivas, vídeos, simuladores, experimentos, leituras, jogos on-line e off-line, resolução de problemas, entre outras, de modo a propiciar oportunidades para que o aluno desenvolva uma aprendizagem significativa. A visão construtivista/humanista de Ausubel e Vergnaut, fundamenta teoricamente a pesquisa, além de aportes teórico-metodológicos sobre o modelo de Ensino Híbrido Rotação por Estações. A sequência didática foi aplicada em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do Município de Campos dos Goytacazes- RJ. A metodologia de pesquisa apresenta cunho qualitativo, em específico, Estudo de Caso. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos, priorizando ferramentas on- line e off-line mais eficazes e simples, dentre elas, merecem destaque: Google Forms, Eedpuzzle, Kahoot, questionários e roteiros experimentais impressos, além das observações docentes realizadas durante a aplicação da sequência didática que foram registradas por meio de fotos, áudios e anotações. A análise dos dados foi orientada pela técnica de Análise de Conteúdo. Os dados oriundos das respostas dos alunos em cada atividade da sequência didática, após tratados, permitem inferir um engajamento cognitivo satisfatório. Colocam-se em evidência as categorias de análise: concepções alternativas, diferenciação progressiva,reconciliação integrativa, diversidade de situações (Vegnaud), aprendizagem significativa dos conceitos e atitude/perfis motivacionais. Dentre os resultados obtidos pode-se destacar a aparente assimilação de alguns conceitos como o de fontes de energia renováveis e não renováveis, materiais isolantes e condutores elétricos, entre outros. Apesar do entendimento de esgotamento das fontes e energia não renováveis, alguns alunos continuam a apresentar dificuldades em exemplificar fontes de energia desse tipo.
Palavras-chaves: Ensino Híbrido, Rotação por Estações, Aprendizagem Significativa, Energia Elétrica.

The objective of this research is to investigate the potentiality of a didactic proposal, based on the Hybrid Teaching method called Rotation by Station, regarding the learning on the subject Electric Energy in Elementary level. In planning the didactic sequence, we sought to adapt to the personalization of learning, respecting the possible individual aptitudes presented by the students, involving activities with lectures, videos, simulators, experiments, readings, online and offline games, problem solving, among others, in order to provide a repertoire of opportunities for the student to develop meaningful learning. The constructivist/humanist view of Ausubel and Vergnaut theoretically underpins the research, in addition to theoretical- methodological contributions on the Blended Teaching method and Rotation by Stations. The product was applied to a group of the 8th grade of elementary school in a public school in the city of Campos dos Goytacazes-RJ. The research methodology followed the qualitative standard, in particular, Case Study. Data analysis was guided by the Content Analysis approach. The collected data allow inferring a satisfactory cognitive engagement, with good results during the activities. The following categories of analysis are highlighted: alternative conceptions, progressive differentiation, integrative reconciliation, diversity of situations (Vegnaud), meaningful learning of concepts and attitude/motivational profiles. It is worth mentioning the significant attitudinal and cognitive engagement during the activities.
Keywords: Blended Teaching, Rotation by Stations, Meaningful Learning, Electricity.

PDF document DISSERTAÇÃO MNPEF Edvaldo Versão Final.pdf — Documento PDF, 9.24 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.