Física em Cena: Uma Sequência Didática para o Estudo das Ondas Eletromagnéticas aliado ao Teatro no Ensino Médio | Autora: Vanessa dos Santos Merlim Saraiva

por Simone Vasconcelos publicado 13/07/2020 16h55, última modificação 20/10/2023 16h24

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristine Nunes Ferreira
Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Cassiana Hygino Machado

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565324

No século vinte um, é um fato incontestável que vivemos num mundo tecnológico, baseado em aplicações da física. Uma forma de motivar os alunos em sala de aula é trazer a física presente no cotidiano do aluno. Outro ponto importante é considerar que uma das maneiras de resgatar o sentimento da descoberta e a humanização da ciência é usar o teatro científico como uma estratégia para este fim. Muitos filmes de hoje em dia já relatam a ciência como
um mundo fascinante. No entanto quando o estudante começa sua vida escolar, essa magia não é evidenciada.  Nesta dissertação o objetivo é aproveitar o mundo tecnológico que o estudante está inserido para fazer despertar a curiosidade científica e desmistificar a ideia de uma física feita para cientistas. A criação de histórias envolvendo temas científicos ajudou os estudantes a internalizar o aspecto conceitual da física e despertar a curiosidade dos estudantes em aprender física. As estratégias utilizadas nesta intervenção didática objetivaram criar peças teatrais envolvendo ondas eletromagnéticas. Com o uso do teatro, os alunos entenderam a conexão entre a evolução do pensamento científico com a série de transformações que o mundo passou na época das invenções eletromagnéticas, e desta forma, foi inserido uma discussão no ambiente escolar. Os dados foram colhidos por meio de atividades realizadas em sala de aula, observações, experimento realizado pelos alunos e textos produzidos pelas equipes durante as atividades. As análises foram realizadas por meio de indicadores encontrados nas respostas dos alunos e dos textos produzidos. Foram analisados a física envolvida, a interpretação, a criatividade, a conexão entre os alunos das equipes.
Palavras-chave: Teatro Científico, Ondas Eletromagnéticas

In the twenty-first century, it is an indisputable fact that we live in a technological world, based on applications of physics. One way to motivate students in the classroom is to bring the physics present in the student's daily life. Another important point is to consider that one of the ways to rescue the feeling of discovery and the humanization of science is to use scientific theater as a strategy for this purpose. Many films nowadays already report science as a fascinating world. However, when the student begins his school life, this magic is not evident. In this dissertation the objective is to take advantage of the technological world that the student is inserted to make scientific curiosity arouse and demystify the idea of a physics made for scientists. The creation of stories involving scientific themes helped students to internalize the conceptual aspect of physics and arouse students' curiosity in learning physics. The strategies used in this didactic intervention aimed to create plays involving electromagnetic waves. Through the use of theater, students understood the connection between the evolution of scientific thinking with the series of transformations that the world went through at the time of electromagnetic inventions, and thus, a discussion was inserted in the school environment. Data were collected through classroom activities, observations, an experiment carried out by students and texts produced by teams during activities. The analyzes were performed by means of indicators found in the responses of the students and the texts produced. The physics involved, the interpretation, the creativity, the connection between the students of the teams were analyzed.
Keywords: Scientific Theater, Electromagnetic Waves

PDF document Vanessa_Dissertação.pdf — Documento PDF, 4.29 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.