Três Momentos Pedagógicos e Jogos Teatrais para o ensino de ondas eletromagnéticas a nível médio | Autor: André Luiz da Cunha Alves

por Secretaria do MNPEF/IFF publicado 09/02/2023 15h11, última modificação 20/10/2023 16h24

Profa. Dra. Cassiana Barreto Hygino Machado

Diante dos avanços tecnológicos e da grande crise sanitária enfrentada pelo mundo, devido à pandemia da COVID 19, tornou inevitável a utilização da internet, por meio de suas redes wifi, como o maior meio de promoção da comunicação para transmitir informações e, sobretudo, tornar a vida mais confortável com mecanismos mais práticos e modernos. No entanto, a disponibilidade do acesso à internet não é para todos, deixando claro o processo de exclusão social. Antenados a isso, apresenta-se nesta pesquisa a proposta de uma sequência didática embasada nos Três Momentos Pedagógicos (3 MP) atrelada a Arte, por intermédio dos Jogos Teatrais, tendo como tema gerador a utilização da internet para trabalhar o conteúdo de ondas eletromagnéticas. Esta sequência teve como objetivo favorecer a compreensão dos conteúdos relacionados as ondas eletromagnéticas trabalhando a ludicidade, criatividade e expressividade do educando, além de contribuir com a sua formação crítica com a problematização e reflexão de temas sociais. Para isso foi promovida uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como público alvo uma média de 20 alunos concluintes do Ensino Médio de uma Escola Pública. Assim, houve a implementação da sequência didática, por meio de 9 encontros presenciais, em que foram abordados aspectos relacionados a internet, por meio de suas redes wifi, conteúdo curricular, relacionado as ondas eletromagnéticas. Ao longo da aplicação da sequência didática foi feito uso pedagógico do plickers, wordwal, simulador phet e cenas teatrais. Os dados foram coletados por meio de questionários, produções escritas e desenhadas pelos alunos ao longo dos encontros. A análise dos questionários foi realizada pela técnica de análise de conteúdo. As produções desenhadas ou escritas decorrentes dos Jogos Teatrais foram interpretadas de acordo com as experiências de cada aluno em contato com o jogo teatral. Já os plickers, foram analisados pelos dados gerados pelo próprio site e os dados referentes aos simuladores, wordwal e experimentos foram analisados por intermédio dos questionários aplicados pós-manipulações e pós-práticas, visando às respostas discursivas dos alunos sobre tais experiências. As cenas teatrais, foram avaliadas de acordo com a organização de cada grupo e os recursos adotados nas peças como forma de mostrarem o que aprenderam ao longo da aplicação das atividades e uma reflexão da unificação de aparatos teatrais com o ensino de conteúdos da Física. Desse modo, a partir da apreciação dos resultados,  percebeu-se a evolução conceitual de ondas eletromagnéticas e a satisfação dos mesmos em trabalhar de forma conjunta a Física e a Arte, por meio dos Jogos Teatrais, resultando em grandes debates e reflexões de questões sociais presentes no cotidiano.

Palavras-chave: Ensino de Física. Três Momentos Pedagógicos. Jogos Teatrais.

In the face of technological advances and the major health crisis faced by the world, due to the COVID 19 pandemic, the use of the internet, through its wifi networks, has become inevitable as the greatest means of promoting communication to transmit information and, above all, make the most comfortable life with the most practical and modern mechanisms. However, the availability of internet access is not for everyone, making the process of social exclusion clear. Attentive to this, this research presents the proposal of a didactic sequence based on the Three Pedagogical Moments (3 MP) linked to Art, through Theater Games, having as a generating theme the use of the internet to work with the content of electromagnetic waves. This sequence aimed to favor the understanding of contents related to electromagnetic waves, working on the student's playfulness, creativity and expressiveness, in addition to contributing to their critical formation with the problematization and reflection of social issues. For this, a research with a qualitative approach was carried out, with an average of 20 high school students from a public school as a target audience. Thus, there was the implementation of the following teaching, through 9 face-to-face meetings, in which aspects related to the internet were addressed, through its wifi networks, curricular content, related to electromagnetic waves. Throughout the application of the didactic sequence, pedagogical use was made of plickers, wordwal, phet simulator and theatrical scenes. Data were collected through questionnaires, written and drawn productions by students during the meetings. The analysis of the questionnaires was performed using the technique of content analysis. The drawn or written productions resulting from the Theater Games were interpreted according to the experiences of each student in contact with the theatrical game. The plickers, on the other hand, were analyzed using the data generated by the site itself and the data referring to the simulators, wordwall and experiments were analyzed through the questionnaires applied post-manipulations and post-practices, aiming at the discursive responses of the students about such experiences. The theatrical scenes were evaluated according to the organization of each group and the resources adopted in the plays as a way of showing what they learned throughout the application of the activities and a reflection of the unification of theatrical apparatuses with the teaching of Physics content. Thus, from the appreciation of the results, it was noticed the conceptual evolution of electromagnetic waves and their satisfaction in working together Physics and Art, through Theater Games, resulting in great debates and reflections on social issues present in everyday life.

Keywords: Teaching Physics. Three Pedagogical Moments. Theater Games.


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