Uma Intervenção Didática Diferenciada sobre Conservação de Energia e a Atitude dos Alunos frente ao Ensino de Física | Autor: Clayton Silveira Rangel

por Aline Oliveira publicado 29/05/2017 17h14, última modificação 20/10/2023 16h24

Prof. Dr. Pierre Schwartz Augé

Link Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/565207

O objetivo desta pesquisa é investigar o problema da atitude para com o ensino de ciências frente a uma experiência didática diferenciada com enfoque na perspectiva CTSA. A investigação admite como conjectura o fato de que a diversidade de atividades propostas, em particular, uma visita a uma Pequena Central Hidrelétrica, tem o potencial atitudinal esperado pelo professor/pesquisador. Os suportes teóricos da investigação são aportes da epistemologia construtivista, a ênfase curricular conhecida como CTSA, além de basear-se na literatura sobre atitude, de uma maneira geral, e em pesquisas sobre a relação entre atitude e ensino de ciências. Através de entrevistas semi-estruturadas, usando referencial de pesquisa qualitativa, registram-se as impressões mais marcantes de cinco alunos selecionados. As observações docentes também são consideradas relevantes. As manifestações verbais e comportamentais, evidenciadas através da fala dos alunos nas entrevistas e durante a aplicação da proposta, são consideradas critérios eficazes nas avaliações de atitude. A análise dos dados permitiu identificar uma atitude positiva diante da intervenção didática e selecionar aspectos pertinentes: visita técnica/contextualização, autonomia, experimentos, história, aprendizado e a dinâmica do material. Nesse sentido, é possível dizer que a proposta, principalmente em função de sua estrutura didática, foi atitudinalmente relevante.

The objective of this research is to investigate the problem of the attitude toward science teaching in the face of a differentiated didactic experience with a focus on the CTSA perspective. The research admits as a conjecture the fact that the diversity of proposed activities, in particular, a visit to a Small Hydropower Plant, has the attitudinal potential expected by the teacher / researcher. The theoretical supports of the research are contributions of the constructivist epistemology, the curricular emphasis known as CTSA, in addition to being based on the literature on attitude, in general, and on research on the relation between attitude and teaching of sciences. Through semi-structured interviews, using a qualitative research framework, the most outstanding impressions of five selected students are recorded. Teaching observations are also considered relevant. The verbal and behavioral manifestations, evidenced through the students' speech in the interview and during the application of the proposal, are considered effective criteria in the attitude evaluations. Data analysis allowed us to identify a positive attitude towards didactic intervention and to select pertinent aspects: technical visit / contextualization, autonomy, experiments, history, learning and the dynamics of the material. In this sense, it is possible to say that the proposal, mainly due to its didactic structure, was attitudinally relevant.

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