Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias

Sobre o Curso:

Contexto:

O século XXI é marcado pelo aumento da população mundial e um consequente crescimento dos assentamentos urbanos. Esse contexto de rápidas mudanças, com expansão e adensamento das ocupações nas cidades, vem acompanhado de desigualdades socioambientais, diminuição da qualidade de vida, problemas de mobilidade urbana, dentre outros. Ao mesmo tempo, observa-se a intensificação do interesse na participação política da sociedade e o fortalecimento do uso e apropriação do espaço público na contemporaneidade. Diante disso, é inegável o papel dos arquitetos e urbanistas no desenvolvimento qualitativo do ambiente construído, na produção de um mundo menos desigual e na busca da qualidade de vida dos assentamentos humanos.

Compreendendo que tecnologias envolvem instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas, a uma aplicação prática do conhecimento científico, e que tais ações devem auxiliar no desenvolvimento de produtos, ações e processos que respeitem especificidades socioculturais, esta área de concentração objetiva o embasamento técnico-científico na capacitação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao enfrentamento dos desafios atuais e futuros presentes no contexto urbano e regional.

O contexto urbano regional, no qual este mestrado profissional está inserido, vem sofrendo grandes transformações que impactam na vida dos moradores da região. Estes impactos vêm ocorrendo desde a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, na década de 1970 e, mais recentemente, a implantação de complexos logísticos e portuários. Isso tem gerado crescimento populacional, adensamento e expansão urbana, assentamentos informais, ocupação de espaços ambientalmente frágeis, dentre outras problemáticas urbanas. Diante disso, o modo de vida da população da região vem se alterando, seja no modo de habitar, de relacionar-se com a cidade ou nas possibilidades de uso e de apropriação dos espaços públicos.

Objetivo:

Objetiva-se uma formação multidisciplinar e um profissional que tenha consciência das práticas e relações sociais que envolvem o campo da arquitetura e do urbanismo.

Perfil do Egresso:

Diante das problemáticas contemporâneas que se expressam no espaço urbano regional, o profissional que se pretende formar precisa estar apto para lidar com os desafios atuais e futuros e ser capaz de propor alternativas e soluções para lidar com as transformações que se expressam no espaço construído.

Com o curso, espera-se que este profissional esteja capacitado para a atuação no mercado de trabalho, visando a produção qualificada do espaço, considerando o desempenho ambiental, funcional, tecnológico ou estético do ambiente construído.