“Cineclube Debates” Como Projeto Integrador: Ações Extensionistas No Instituto Federal Fluminense - Campus Bom Jesus Do Itabapoana

por Rafael Tardim publicado 18/09/2025 11h53, última modificação 18/09/2025 11h53

José Augusto Ferreira da Silva

 

  • Autor: Rafael Tardim

Na presente pesquisa discute-se o problema da fragmentação curricular e o desafio de se implementar práticas pedagógicas integradoras sob a perspectiva da formação humana integral. Nesse contexto, as indagações giram em torno da inter-relação de projetos de extensão e projetos integradores enquanto caminho possível para a efetivação de ações integradas. O tema focal da pesquisa foi “CINECLUBE DEBATES” COMO PROJETO INTEGRADOR: AÇÕES EXTENSIONISTAS NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, a partir da necessidade de compreender as ações extensionistas como projetos integradores nos processos de ensino na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, visando a formação integral no IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana. A investigação caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, sendo seus instrumentos de coleta de dados subsidiados pela pesquisa bibliográfica, verificação documental e questionário semiestruturada. O objetivo geral da pesquisa consiste em avaliar a efetividade das ações extensionistas do projeto “Cineclube Debates”, como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento de conteúdos curriculares interdisciplinares, visando contribuir para a formação integral na EPT. Os dados revelaram que a Sequência Didática aplicada contribuiu para a superação da fragmentação curricular ao promover a articulação entre diferentes componentes curriculares, especialmente ao integrar os conteúdos das disciplinas do Eixo Básico e do Eixo Tecnológico, por meio da mediação cultural proporcionada pelo cinema. Além disso, as atividades cineclubistas demonstraram impacto positivo no desenvolvimento de competências como argumentação, pensamento crítico, oralidade e capacidade de relacionar saberes técnicos e socioculturais. A análise dos resultados evidenciou que as sessões cineclubistas se configuram como espaços férteis de aprendizagem significativa, em consonância com os princípios da extensão e da pedagogia dialógica, colocando-se como metodologia possível de se empregar em um contexto de conteúdos curriculares que abordam Projetos Integradores dentro da proposta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os resultados indicaram que 77 % dos estudantes demonstraram receptividade positiva à proposta de integrar diversas disciplinas em uma única atividade avaliativa. Além disso, a prática do pensamento crítico foi a habilidade mais destacada como aprimorada pelos discentes. A etapa mais produtiva, segundo 28 % deles, foi a criação de produtos audiovisuais, evidenciando o potencial desta linguagem como ferramenta de expressão e aprendizado. No grupo dos docentes, todos os participantes concordaram que a sessão cineclubista possibilitou integração satisfatória entre conteúdos de diferentes disciplinas, superando a visão fragmentada tradicional. E todos reconhecem o potencial do audiovisual como recurso pedagógico. As análises apontam que a metodologia desenvolvida pelo Cineclube Debates promoveu mudança dos estudantes quanto ao papel do audiovisual na formação crítica, e incentivou o diálogo interdisciplinar entre componentes curriculares básicos e técnicos. A ação cineclubista também se mostrou eficaz para potencializar o envolvimento da comunidade externa, ampliando os impactos formativos para além dos muros escolares. O trabalho culminou na elaboração de um produto educacional (E-book) que sistematiza a proposta didático-pedagógica desenvolvida, visando sua replicabilidade em outros contextos educacionais da Rede Federal de Ensino.

Palavras-chave: Ações Extensionistas; Projeto Integrador; Cineclube Debates; IFF Bom Jesus do Itabapoana.

This research discusses the problem of curricular fragmentation and the challenge of implementing integrative pedagogical practices from the perspective of comprehensive human development. In this context, the questions revolve around the interrelationship between extension projects and integrative projects as a possible path towards implementing integrated actions. The focal theme of the research was “CINECLUBE DEBATES” AS AN INTEGRATIVE PROJECT: EXTENSION ACTIONS AT THE INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, based on the need to understand extension actions as integrative projects in the teaching processes of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, aiming at comprehensive training at IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana. The investigation is characterized as a qualitative and quantitative approach, with its data collection instruments supported by bibliographic research, document verification and semi-structured questionnaire. The general objective of the research is to evaluate the effectiveness of the extension activities of the “Cineclube Debates” project, as a didactic-pedagogical resource in the development of interdisciplinary curricular content, aiming to contribute to the comprehensive education in EPT. The data revealed that the applied Didactic Sequence contributed to overcoming curricular fragmentation by promoting the articulation between different curricular components, especially by integrating the contents of the disciplines of the Basic Axis and the Technological Axis, through the cultural mediation provided by cinema. In addition, the film club activities demonstrated a positive impact on the development of skills such as argumentation, critical thinking, orality and the ability to relate technical and sociocultural knowledge. The analysis of the results showed that the film club sessions are configured as fertile spaces for significant learning, in line with the principles of extension and dialogical pedagogy, placing themselves as a possible methodology to be used in a context of curricular content that addresses Integrative Projects within the proposal of technical courses integrated into high school. The results indicated that 77% of the students were receptive to the proposal of integrating several disciplines into a single assessment activity. Furthermore, the practice of critical thinking was the skill most highlighted as improved by the students. The most productive stage, according to 28% of them, was the creation of audiovisual products, highlighting the potential of this language as a tool for expression and learning. In the group of teachers, all participants agreed that the film club session enabled satisfactory integration between content from different disciplines, overcoming the traditional fragmented view. And everyone recognizes the potential of audiovisual as a pedagogical resource. The analyses indicate that the methodology developed by the Film Club Debates promoted a change in the students' view of the role of audiovisual in critical training, and encouraged interdisciplinary dialogue between basic and technical curricular components. The film club action also proved effective in enhancing the involvement of the external community, expanding the educational impacts beyond the school walls. The work culminated in the development of an educational product (E-book) that systematizes the didactic-pedagogical proposal developed, aiming at its replicability in other educational contexts of the Federal Education Network.

Keywords: Extension Actions; Integrative Project; Cineclube Debates; IFF Bom Jesus do Itabapoana.

PDF document Rafael_Dissertação_ProfEPT_final.pdf — Documento PDF, 8.45 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.