A Acessibilidade Atitudinal Na Educação Profissional e Tecnológica: Ações Do Napne No Instituto Federal Fluminense

por Adriana Brito Garona publicado 07/01/2025 14h37, última modificação 07/01/2025 14h37

Dra Bianca Isabela Acampora e Silva Ferreira

  • Autor: 

    Adriana Brito Garona

     

A educação inclusiva vem ampliando seus marcos teóricos e normativos, visando a atender de forma inclusiva à população estudantil. O Núcleo de Atendimento às
Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, oferece apoio aos discentes com
NEE – Necessidades Específicas, com o intuito de mitigar suas demandas e dificuldades, no que tange à adaptação e à aprendizagem. Este estudo destacou a
relevância da acessibilidade atitudinal, enquanto dimensão do processo de inclusão.
Dessa forma, esta pesquisa teve como problema norteador: quais ações o NAPNE desenvolve, que possibilitariam a ampliação dos conhecimentos sobre acessibilidade
atitudinal, visando a inclusão dos discentes com NEE – Necessidades Específicas atendidos no IFFluminense? A hipótese deste estudo foi: o NAPNE, enquanto núcleo
de apoio, atende aos discentes com NEE – Necessidades Específicas desenvolvendo determinadas ações para conscientizar a população estudantil e comunidade em geral
no que tange à ampliação a acessibilidade atitudinal no âmbito do Instituto Federal Fluminense. O objetivo geral foi conhecer quais são as ações do NAPNE para
fortalecer e ampliar a acessibilidade atitudinal no âmbito do Instituto Federal Fluminense em um determinado Campus, visando à inclusão dos discentes com NEE
– Necessidades Específicas. Este estudo consistiu em um trabalho de investigação de abordagem qualitativa, por meio de bibliográfica feita com autores que dialogam
com a educação inclusiva, e estudo de caso, utilizando-se de questionários impressos, de forma presencial, como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos pesquisados
foram os profissionais que atuam no NAPNE e os discentes com NEE maiores de idade, cadastrados e atendidos pelo referido setor. O estudo em questão está ligado
à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT”, tendo como resultado o Produto Educacional em forma de uma cartilha ilustrativa e
explicativa sobre acessibilidade atitudinal no Instituto Federal Fluminense.

Palavras-Chave: NAPNE, inclusão, acessibilidade atitudinal, educação profissional e tecnológica.

The inclusive education has been expanding its theoretical and normative frameworks, aiming to serve the student population in an inclusive manner. The Support Center for
People with Specific Educational Needs – NAPNE – of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, offers support to students with SEN – Specific Needs, with the aim of mitigating their demands and difficulties, with regard to adaptation and learning. This study highlighted the relevance of attitudinal accessibility as a dimension of the inclusion process. Thereby, this research had as its guiding problem: what actions does NAPNE develop that would enable the expansion of knowledge about attitudinal accessibility, aiming at the inclusion of students with SEN – Specific Needs served at IFFluminense? The hypothesis of this study was: NAPNE, as a support center, serves students with SEN - Specific Needs by developing certain actions to raise awareness among the student population and the community in general regarding the expansion of attitudinal accessibility within the scope of the
Instituto Federal Fluminense. The general objective was to understand what are NAPNE's actions to strengthen and expand attitudinal accessibility within the scope of
Instituto Federal Fluminense on a given Campus, aiming at the inclusion of students with SEN - Specific Needs. This study consisted of a qualitative research work, through
bibliographic reference made with authors who dialogue with inclusive education, and a case study, using printed questionnaires, in person, as a data collection instrument.
The subjects researched were professionals who work at NAPNE and students with SEN who are of legal age, registered and served by the aforementioned sector. The study in question is linked to the research line “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in EPT”, resulting in the Educational Product in the form of an illustrative and explanatory primer on attitudinal accessibility at the Instituto Federal Fluminense.
Keywords: NAPNE, inclusion, attitudinal accessibility, professional and technological education

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