A contribuição do uso da tecnologia educacional e do gênero textual histórias em quadrinhos para o desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos de cursos técnicos

por Geiza Lessa Sobral da Conceição publicado 22/01/2024 09h48, última modificação 31/01/2024 15h30

Breno Fabrício Terra Azevedo

Adelson Siqueira Carvalho

• Autora: Geiza Lessa Sobral da Conceição

Atender ao estabelecido na LDB no que tange à finalidade básica da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, a qual destina-se em preparar os educandos para o exercício de profissões, torna-se cada vez mais desafiador frente ao atual mundo do trabalho que exige trabalhadores com qualificação que supera os conhecimentos acadêmicos. Esta pesquisa buscou analisar como a utilização de tecnologia educacional e do gênero textual histórias em quadrinhos pode contribuir no desenvolvimento de competências socioemocionais exigidas pelo mercado de trabalho, junto aos alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Alimentos, do IFS Campus Aracaju - SE. Para alcançar tal objetivo, foi investigado o uso da tecnologia educacional no ambiente escolar como recurso pedagógico na construção do conhecimento; desenvolvida e aplicada uma sequência didática, que descreveu a utilização de tecnologia educacional e do gênero textual Histórias em Quadrinhos, tendo o aluno como elemento central no processo de ensino e aprendizagem; e analisada a percepção dos discentes em relação às contribuições da aplicação da sequência didática. No arcabouço teórico foram referendados autores que tratam da relação entre educação e trabalho, a influência das competências socioemocionais na vida dos indivíduos, do uso da história em quadrinhos como instrumento pedagógico e da importância do uso da tecnologia no âmbito da educação. Nesse sentido, foi apresentada uma sequência didática para a produção de uma revista digital com elementos interdisciplinares, onde a tecnologia educacional foi utilizada como recurso pedagógico para a produção de uma história em quadrinhos, conduzindo o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo competências socioemocionais exigidas pelo atual mercado de trabalho. Foi realizada uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório, caracterizada como uma pesquisa-ação. Durante esse percurso, aconteceu pesquisa bibliográfica; reunião com a coordenação e professores do IFS; e aplicação de questionários para coleta de dados e realização de aulas e oficinas com os discentes. Os resultados indicam que a realização de oficinas para utilizar a tecnologia educacional como recurso pedagógico com vistas à produção de uma revista digital possibilita o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Palavras-Chave: Cursos Técnicos. Competências Socioemocionais. Tecnologia Educacional. Histórias em Quadrinhos.

Meeting the guidelines established in the National Education Guidelines (LDB) regarding the basic purpose of Professional and Technological Education, which aims to prepare students for the practice of professions, is increasingly challenging in the job market that demands workers with qualifications beyond academic knowledge. This research sought to analyze how the use of educational technology and comic books can contribute to the development of socioemotional competencies required by the job market, especially among students in the 3rd year of High School, coursing the Integrated Technical Course in Food at IFS Campus Aracaju-SE. To achieve this objective, the use of educational technology in the school environment was investigated as a pedagogical resource in knowledge construction; a didactic sequence was developed and implemented, describing the use of educational technology and the textual genre Comic Books, with the student as the central element in the teaching and learning process; and the students' perception of the contributions of the didactic sequence application was analyzed. The theoretical framework included authors addressing the relationship between education and work, the influence of socio-emotional competencies on individuals' lives, the use of comic books as a pedagogical tool, and the importance of technology in education. In this context, a didactic sequence was presented for the production of a digital magazine with interdisciplinary elements, where educational technology was used as a pedagogical resource for the production of a comic book, placing the student at the center of the teaching and learning process, developing socio-emotional competencies required by the current job market. A qualitative, exploratory methodological approach was used, characterized as action research. During this process, a literature review took place; meetings with the coordination and teachers of IFS; administration of questionnaires for data collection; and the implementation of classes and workshops with the students. The results point out that conducting workshops to use educational technology as a pedagogical resource aimed at producing a digital magazine enables the development of socio-emotional skills.

Keywords: Technical Courses. Socio-emotional Competencies. Educational Technology. Comic Books

PDF document Dissertação_Geisa_2023 final (1).pdf — Documento PDF, 4.34 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.