A Educação de Jovens e Adultos e o Desafio de Inserção dos Estudantes no Mundo do Trabalho: A Prática Profissional No Curso Proeja Eletrotécnica Do IFF Campus Campos Centro

por LIA JANE ALVES COUTINHO MANHÃES publicado 11/07/2024 13h16, última modificação 11/07/2024 13h16

Dr. Eliseu Roque do Espírito Santo.

 

  • Autor: LIA JANE ALVES COUTINHO MANHÃES

Esta dissertação é resultado de um estudo de caso realizado no curso técnico
Eletrotécnica Proeja do Instituto Federal Fluminense - campus Campos Centro,
Campos dos Goytacazes, RJ, por meio do programa de pós-graduação em
mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, da linha de
pesquisa em Práticas Educativas. A compreender, quais as ações e estratégias
desenvolvidas para a prática profissional na EJA-EPT no curso Proeja Eletrotécnica,
contribuem para a inserção no mundo do trabalho, visto que a grande maioria dos
participantes da pesquisa são estudantes trabalhadores. O objetivo geral foi analisar
e buscar estratégias e ações associadas à prática profissional que possam facilitar a
inserção dos estudantes no mundo do trabalho. Constituiu-se por meio de uma
pesquisa bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa e descritiva, de um
estudo de caso de natureza aplicada. Como técnicas de coleta de dados foi
realizada uma entrevista estruturada com o coordenador do curso, aplicação de
questionário com questões fechadas para os estudantes e utilização da ferramenta
Google Analytics. A partir da triangulação dos dados obtidos foi possível verificar a
necessidade de planejamento pedagógico e financeiro, bem como de parcerias para
viabilizar as ações como estágio, visitas técnicas e participação em feiras técnicas.
Verificou-se também a importância de bons laboratórios e de formatos diferenciados
de ofertas de estágios de forma que permita a participação do estudante trabalhador
da EJA. Como produto educacional foi construído um protótipo de site com objetivo
de facilitar a inserção do estudante no mundo do trabalho. O protótipo foi testado
com os estudantes. Apesar do recurso ter sido bem avaliado pelos estudantes, pelos
dados colhidos pelo Google Analytics vimos que a quantidade de acesso e tempo de
engajamento foram aquém do esperado. Podemos considerar, que ao usar um novo
recurso e no formato digital é preciso um esforço com ações integradas com toda a
equipe pedagógica do curso e corpo discente. Finalmente, reconhece o trabalho a
importância de uma sólida formação teórico-prática alinhada com as necessidades
atuais do mundo do trabalho, que só é possível por meio de uma interação
constante entre as escolas de formação e os locais de trabalho (empresas).

Palavras-chave: ProfEPT; Ensino; Educação Profissional e Tecnológica; Proeja.

This dissertation is the result of a case study carried out in the Eletrotécnica Proeja
technical course at the Instituto Federal Fluminense - Campos Centro campus,
Campos dos Goytacazes, RJ, through the postgraduate program in professional
master's degree in Professional and Technological Education - ProfEPT, from line of
research in Educational Practices. To understand, which actions and strategies
developed for professional practice at EJA-EPT in the Proeja Eletrotécnica course,
contribute to insertion in the world of work, given that the vast majority of research
participants are working students. The general objective was to analyze and search
for strategies and actions associated with professional practice that can facilitate the
insertion of students into the world of work. It was constituted through bibliographical
and documentary research, with a qualitative and descriptive approach, of a case
study of an applied nature. As data collection techniques, a structured interview was
carried out with the course coordinator, a questionnaire with closed questions for
students and the use of the Google Analytics tool were used. From the triangulation
of the data obtained, it was possible to verify the need for pedagogical and financial
planning, as well as partnerships to enable actions such as internships, technical
visits and participation in technical fairs. The importance of good laboratories and
differentiated formats for internship offers was also verified in a way that allows the
participation of EJA student workers. As an educational product, a website prototype
was built with the aim of facilitating the student's insertion into the world of work. The
prototype was tested with students. Although the resource was well evaluated by
students, based on the data collected by Google Analytics, we saw that the amount
of access and engagement time were lower than expected. We can consider that
when using a new resource and in digital format, an effort is needed with integrated
actions with the entire course pedagogical team and student body. Finally, the work
recognizes the importance of solid theoretical-practical training aligned with the
current needs of the world of work, which is only possible through constant
interaction between training schools and workplaces (companies).

Keywords: ProfEPT; Teaching; Professional and Technological Education; Project.

PDF document Dissertação de Lia Jane Alves Coutinho Manhães_.pdf — Documento PDF, 3.02 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.