A formação didática dos professores para EPT e suas implicações para os processos de ensino no campus Quissamã do IFFluminense

por Leide Cesar publicado 24/10/2025 13h49, última modificação 24/10/2025 13h49

Jonis Manhães

 

  • Autora: 

Leide Cesar

O estudo apresentado neste trabalho analisou o papel da didática na formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e suas possíveis relações com a elaboração e a execução dos processos de ensino no campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense. Assim, objetivou-se investigar as implicações da formação didática dos professores para o desenvolvimento dos processos de ensino. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, com fins descritivos e exploratórios. Foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O percurso metodológico da investigação passou pela pesquisa bibliográfica e documental em fontes de referência sobre Didática e formação de professores na EPT, bem como em documentos e legislações de nível nacional e institucional que versam sobre a temática. O trabalho contou com uma pesquisa de campo com os docentes efetivos que se encontravam em exercício no campus Quissamã do Instituto Federal Fluminense no período da investigação. O instrumento para a coleta de dados utilizado para essa etapa foi o questionário estruturado, aplicado aos professores de forma remota. Os resultados obtidos com o trabalho revelaram que, nos processos de ingresso na carreira do magistério, há uma tendência institucional em dar maior ênfase ao âmbito técnico da formação docente, ainda que os trâmites considerem aspectos da formação pedagógica em suas etapas.Além disso, observou-se que uma quantidade significativa das dificuldades na elaboração dos processos de ensino identificadas e/ou indicadas pelos docentes estão diretamente relacionadas a aspectos que fazem parte do campo de estudo da didática. Nesse sentido, a pesquisa também trouxe como achado a percepção dos docentes sobre a
importância dos saberes didáticos para a prática da docência e a necessidade de investimentos institucionais na formação continuada como ferramenta de melhoria nos processos de ensino no campus. Como resposta a esses achados, propõe-se a criação de um ateliê didático para formação continuada, com o objetivo de fomentar práticas pedagógicas compartilhadas, dialogadas, sob uma perspectiva da práxis educativa alinhada às especificidades da EPT. Ressalta-se, ainda, que a pesquisa contribui para o fortalecimento das discussões acerca da relevância da formação docente para a EPT e reafirma a didática como elemento central de qualidade na elaboração e na execução dos processos de ensino.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Didática; Formação de professores da EPT; Processos de ensino.

The study presented in this work analyzed the role of didactics in the training of Professional and Technological Education (EPT) teachers and its possible relation with the development and implementation of teaching processes at the Quissamã campus of the Fluminense Federal Institute.
The aim was to investigate the implications of teachers' didactic training for the development of teaching processes. This was an applied study with a quantitative and qualitative approach, with descriptive and exploratory purposes. It was developed through bibliographical, documentary and field research. The methodological path of the investigation included bibliographical and documentary research in reference sources on Didactics and teacher training in EPT, as well as national and institutional documents and legislation on the subject. The study also included a field survey of permanent teachers working at the Quissamã campus of the Fluminense Federal Institute at the time of the investigation. The data collection tool used for this stage was a structured questionnaire, administered to teachers remotely. The results obtained revealed that, in the processes for entering the teaching profession, there is an institutional tendency to place greater emphasis on the technical aspects of teacher training, even though the procedures take into account aspects of pedagogical training in their stages. In addition, it was observed that a significant number of the difficulties in developing teaching processes identified and/or indicated by the teachers are directly related to aspects that are part of the field of study of didactics. For that matter, the research also revealed the teachers' perception of the importance of didactic knowledge for teaching practice and the need for institutional investment in continuing education as a tool for improving teaching processes on campus. In response to these findings, it is proposed to create a didactic workshop for continuing education, with the aim of fostering shared, dialogued pedagogical practices, from a perspective of educational praxis aligned with the particularities of EPT. It should also be emphasized that the research contributes to strengthening discussions about the relevance of teacher training for EPT and reaffirms didactics as a central element of quality in the development and implementation of teaching processes.

Keywords: Professional and Technological Education (EPT); Didactics; Teacher Training for EPT; Teaching Processes.

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