A globalização da educação no século XXI: uma análise da relação entre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e os recentes fluxos migratórios no Brasil

por Rayna Sargem da Silva publicado 29/06/2021 10h06, última modificação 20/10/2023 16h31

Jefferson Manhães de Azevedo

Objetiva-se o desenvolvimento de um plano de ações para o acesso e a permanência de migrantes e refugiados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, uma vez que o acesso desse público às esferas laborais e educacionais no Brasil é garantia assegurada pela Lei da Migração, Lei 13445 de 24 de Maio de 2017. Para isso, além de estudar os processos migratórios no país no Século XXI, analisa-se como a Rede Federal tem se organizado diante das demandas resultantes de tal imigração, uma vez que compreende-se a Rede como um importante agente de política pública para a inserção dos migrantes e refugiados no mundo do trabalho. Percebendo que a globalização é um processo que ganha força no cenário mundial desde o final do último século, observa-se como a educação também é impactada pelo fenômeno. Assim, discute-se o diálogo entre o mundo do trabalho e esta nova educação internacionalizada, mais especificamente da educação para os migrantes e refugiados.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Globalização da educação. Migração.

The objective is the development of an action plan for the access and the Law of Migration, Law 13445 of May 24, 2017, guarantees permanence of migrants and refugees in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, since the access of this public to the labor and educational spheres in Brazil. For this purpose, in addition to studying the migratory processes in the country in the 21st century, we analyze how the Federal Network has been organizing towards the demands resulting from such immigration, since the Network is understood as an important agent of public policy for the insertion of migrants and refugees in the world of work. Realizing that globalization is a process that has gained momentum on the world stage since the end of the last century, it can be seen how education is also impacted by the phenomenon. Thus, the dialogue between the world of work and this new internationalized education is discussed, more specifically education for migrants and refugees.

Key words: Vocatinal and Technological Education. Globalization of education. Migration.

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