A implementação da articulação entre educação profissional e a educação de jovens e adultos do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, em parceria com a prefeitura municipal de Muriaé-MG

por Maria de Fátima Pimentel publicado 01/03/2024 11h38, última modificação 01/03/2024 11h38

Jefferson Manhães de Azevedo

  • Autora: Maria de Fátima Pimentel.

Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a implementação da articulação entre a Educação
Profissional e a Educação de Jovens e Adultos, por meio da oferta do Curso de Secretariado na modalidade PROEJA-FIC no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, em parceria com a prefeitura do referido município nos últimos 5 (cinco) anos. Buscar-se-á investigar os resultados relacionados à implantação e implementação do PROEJA, e,
consequentemente, do PROEJA-FIC, uma vez que, nos últimos 5 (cinco) anos, não houve quaisquer tipos de análise, estudos ou pesquisas referentes à qualidade de ensino, desempenho
dos alunos, ou ingresso no mercado de trabalho, entre outros. Desta maneira, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter exploratório-descritiva, adotando como procedimento
técnico a pesquisa documental e o estudo de caso, a partir do levantamento de dados sobre o curso ministrado. O trabalho de pesquisa forneceu uma análise detalhada sobre a
implementação e funcionamento do curso, e entendemos que as reflexões possíveis a partir de tal análise, contribuirão para a avaliação, fortalecimento e ajustes na construção de políticas
públicas educacionais, além de conhecer seus desafios e possibilidades. Nesta perspectiva realizou-se o desenvolvimento de um “web site” e, uma trilha formativa disponibilizada em um
e-book com informações atualizadas sobre o programa neste município, assim como os resultados deste trabalho de pesquisa.

Palavras Chaves: Educação Profissional, PROEJA-FIC, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Muriaé.

This dissertation has as its research object the implementation of the articulation between Professional Education and Youth and Adult Education, through the offering of the Secretariat
Course in the PROEJA-FIC modality at the Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé, in partnership with the city hall of the aforementioned municipality in the last 5 (five)
years. We will seek to investigate the results related to the implementation and implementation of PROEJA, and, consequently, PROEJA-FIC, since, in the last 5 (five) years, there have been
no types of analysis, studies or research regarding quality teaching, student performance, or entry into the job market, among others. In this way, a qualitative-quantitative research was
carried out, of an exploratory-descriptive nature, adopting documentary research and case study as a technical procedure, based on data collection about the course taught. The research work provided a detailed analysis of the implementation and functioning of the course, and we understand that the possible reflections based on such analysis will contribute to the evaluation,
strengthening and adjustments in the construction of public educational policies, in addition to understanding their challenges and possibilities . From this perspective, a "website" was
developed and a training Trail made available in an e-book with updated information about the program in this municipality, as well as the results of this research work.

Keywords: Professional Education, PROEJA-FIC, Southeast Federal Institute of Minas Gerais, Muriaé.

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