A Pesquisa Como Princípio Educativo Na Educação Profissional e Tecnológica E A Formação Integral: Estudo De Caso Na Iniciação Científica Do Ensino Médio-Técnico No Instituto Federal Fluminense

por Flávia Arêas publicado 15/08/2025 17h17, última modificação 15/08/2025 17h17

Orientador: Dr. José Augusto Ferreira da Silva.

  • Autora: Flavia Rubia Areas Gomes

Um importante debate contemporâneo sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) reside na análise do papel da pesquisa tecnocientífica como ferramenta pedagógica para a
formação integral dos discentes e os esforços inaugurados pelos Institutos Federais para a oferta de uma EPT indissociável da pesquisa. Nesse sentido, buscou-se avaliar a pesquisa
como princípio educativo na modalidade iniciação científica voltada para o ensino médio-técnico no IFFluminense, considerando o ano de 2023. Este estudo, de natureza
qualitativa e exploratório-descritiva, abarcou o levantamento bibliográfico, documental e a aplicação de questionários como instrumento para alcançar a percepção de estudantes e
professores envolvidos na iniciação científica no ensino médio-técnico. A análise dos dados permitiu desvelar as dinâmicas relativas à implementação da política pública de iniciação
científica júnior, de programas institucionais, da regulamentação institucional para a pesquisa e das estratégias curriculares que viabilizam a pesquisa como princípio educativo. Assim
como, as particularidades e desafios da prática pedagógica de projetos de pesquisa junto a este alunado na experiência do IFFluminense, em 2023. O estudo evidencia a importância da
iniciação científica como meio de popularizar a compreensão da construção do conhecimento tecnocientífico, o despertar de vocações e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas
também, dificuldades relativas, especialmente, em conciliar a carga horária técnica às demandas da pesquisa. Permitiu também, a elaboração de um produto educacional, em
formato e-book, como recurso didático visando popularizar a iniciação científica entre estudantes e fomentar maior engajamento na pesquisa.
Palavras-chave: Iniciação científica júnior; Princípio educativo; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino médio-técnico; IFFluminense.

An important contemporary debate on Professional and Technological Education (EPT) lies in analyzing the role of technoscientific research as a pedagogical tool for the integral
formation of students and the efforts initiated by Federal Institutes to provide an EPT that is inseparable from research. In this context, the study sought to evaluate research as an
educational principle in the modality of Scientific Initiation aimed at technical high school education at IFFluminense, considering the year 2023. This study, of a qualitative and
exploratory-descriptive nature, included bibliographic and documentary research, as well as the application of questionnaires as a tool to assess the perceptions of students and teachers
involved in scientific initiation at the technical high school level. The data analysis revealed the dynamics related to the implementation of the public policy on junior scientific initiation,
institutional programs, institutional regulations for research, and curricular strategies that enable research as an educational principle. Additionally, it highlighted the particularities
and challenges of pedagogical practices in research projects with these students in the IFFluminense experience in 2023. The study underscores the importance of scientific
initiation as a means to popularize the understanding of technoscientific knowledge construction, awaken vocations, and develop cognitive skills. However, it also identifies
challenges, particularly in reconciling technical workload with research demands. 
Furthermore, it led to the development of an educational product, specifically an e-book, as a didactic resource aimed at promoting scientific initiation among students and fostering
greater engagement in research.

Keywords: Junior scientific initiation; Educational principle; Professional and Technological Education; Technical high school education; IFFluminense.

PDF document Dissertação ProfEPT - Flavia Gomes - versão final.pdf — Documento PDF, 12.88 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.