Acessibilidade comunicacional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): uma investigação acerca da autonomia do surdo no IFFluminense Campus Campos Centro

por Diogo Henriques Cabral publicado 26/12/2023 10h28, última modificação 26/12/2023 10h28

Adelson Siqueira Carvalho

Diante do quadro de evasão por parte dos estudantes surdos no bojo da EPT, é possível
identificar dificuldades na acessibilidade comunicacional que tem refletido na permanência,
sendo necessário investigar as possíveis causas advindas do desconhecimento das
especificidades desse público interessado em ingressar em algum curso no IFFluminense
campus Campos Centro. Para tal, a pesquisa foi organizada em um estudo de caso para
compreender as barreiras encontradas nos canais de informação do IFFluminense e as demandas
necessárias para atender o público surdo. Desse modo, objetiva-se aprofundar as investigações
relativas as dificuldades provenientes da falta de acessibilidade nas informações acerca dos
cursos técnicos ofertados pelo IF Fluminense campus Campos Centro, para, em seguida,
desenvolver um guia didático pautado nos resultados desta pesquisa. Assim, o respectivo
produto educacional visa estimular o autoconhecimento de maneira que permita ao usuário
confrontar o próprio perfil com as características dos cursos ofertados. Através da paridade
linguística, observância dos preceitos legais e do desenvolvimento de instrumentos
educacionais, este último alicerçado no conceito de organizadores prévios da Teoria da
Aprendizagem Significativa, busca-se promover autonomia durante o processo de escolha de
curso.

Palavras-chave: Acessibilidade Comunicacional. Surdo. Autonomia. IFFluminense. Libras.

Faced with the issue of dropout rates among deaf students within the context of Professional
and Technological Education (PTE), it is possible to identify difficulties in communicative
accessibility that have had impact on student retention. Therefore, it is necessary to investigate
the possible causes arising from a lack of understanding of the specific needs of the group
interested in enrolling in courses at IFFluminense campus Campos Centro. For this purpose,
the research was organized as a case study to comprehend the barriers found in the information
channels of IFFluminense and the necessary requirements to accommodate the deaf audience.
In this way, the objective is to deepen investigations related to the difficulties arising from the
lack of accessibility in the information about the technical courses offered by IFFluminense,
campus Campos Centro, in order to subsequently develop a didactic guide based on the results
of this research. This educational product aims to encourage self-awareness, enabling the user
to compare the characteristics of the courses offered. Through linguistic parity, compliance
with legal principles, and the development of educational tools, the latter based on the concept
of advance organizers from the Theory of Meaningful Learning, the aim is to promote learning,
security, and realistic expectations during the course selection choice process.

Keywords: Communicative Accessibility. Deaf. Autonomy. IFFluminense. Libras.

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