Ações De Assistência Estudantil No Campus Campos Guarus Do Instituto Federal Fluminense E Sua Importância Para A Comunidade De Guarus Em Campos Dos Goytacazes

por José Luís S Santos publicado 02/07/2024 12h31, última modificação 02/07/2024 12h31

Adelson Siqueira Carvalho

• Autor: José Luís S Santos

A pesquisa, regida pelo direito constitucional de todos à educação, tem como foco o estudo das ações de assistência estudantil, materializadas a partir do orçamento público desta, durante o quinquênio 2018-2022, além de sua importância para os estudantes do campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense. Ações que funcionam através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que é promovido em prol dos estudantes mais carentes, levando em consideração a condição socioeconômica dos estudantes do campus, localizado em região bastante carente da cidade de Campos dos Goytacazes, e buscando para os estudantes condições de permanecerem estudando e com êxito. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, inclusive com revisão sistematizada da literatura, para uma contextualização do PNAES, de sua implementação e funcionamento no IFFluminense e no campus Guarus, e da importância do campus Guarus para a região. Também, foi realizado por meio de pesquisa documental, um levantamento do orçamento público da assistência estudantil do campus Guarus durante o quinquênio pesquisado, e a investigação de como ocorreu a materialização do orçamento da assistência estudantil deste campus do IFF na região de Guarus, além de realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com abordagens qualitativa e quantitativa. Na pesquisa de campo foram aplicados questionários a estudantes e profissionais especializados do campus Guarus, o que corroborou com a obtenção de resultados, que confirmaram a difícil situação de vulnerabilidade social dos estudantes, e constatou a importância do campus para a região de Guarus. A partir dos resultados da pesquisa documental foi possível constatar as quantidades relativas às ações desenvolvidas, e a partir dos resultados da pesquisa de campo foi possível constatar a insuficiência das ações desenvolvidas a partir da percepção de estudantes e servidores em relação às ações de assistência estudantil. Também foi elaborado um produto educacional, um guia informativo, para proporcionar mais esclarecimentos sobre o assunto aos estudantes, utilizando uma linguagem mais típica do público-alvo, levando conceitos e informações práticas, para facilitar o acesso deles aos processos de seleção, com instruções relativas aos processos de inscrição, documentos necessários e links úteis, para serem atendidos pela assistência estudantil do campus Guarus.

Palavras-Chave: Assistência Estudantil. Guarus. Orçamento Público. Política Pública em EPT. Instituto Federal Fluminense.

The research, governed by everyone's constitutional right to education, focuses on the study of student assistance actions, materialized from the latter's public budget, during the five-year period 2018-2022, in addition to its importance for students at campus Campos Guarus do Fluminense Federal Institute. Actions that work through the National Student Assistance Program (PNAES), which is promoted in favor of the most needy students, taking into account the socioeconomic condition of students on the campus, located in a very needy region of the city of Campos dos Goytacazes, and seeking to students are able to continue studying successfully. To this end, a bibliographical research was carried out, including a systematic review of the literature, to contextualize the PNAES, its implementation and operation at IFFluminense and campus Guarus, and the importance of campus Guarus for the region. Also, through documentary research, a survey of the public student assistance budget at the Guarus campus was carried out during the five-year period researched, and an investigation into how the student assistance budget at this IFF campus in the Guarus region came to fruition. Bibliographic, documentary and field research was carried out, with qualitative and quantitative approaches. In the field research, questionnaires were applied to students and specialized professionals at the Guarus campus, which contributed to obtaining results that confirmed the difficult situation of social vulnerability of the students, and also confirms the importance of the campus for the Guarus region. From the results of the documentary research it was possible to verify the quantities related to the actions developed, and from the results of the field research it was possible to verify the insufficiency of the actions developed, this, considering the perception of students and employees in relation to the actions student assistance. An educational product was also created, an informative guide, to provide more clarification on the subject to students, using language more typical of the target audience, providing concepts and practical information to facilitate their access to the selection processes, with instructions regarding the processes registration form, necessary documents and useful links to be assisted by campus Guarus student assistance.

Keywords: Student Assistance. Guarus. Public Budget. Public Policy in EPT. Instituto Federal Fluminense.

PDF document Dissertação - JLuis .pdf — Documento PDF, 2.84 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.