Capacitação em Educação Profissional e Tecnológica: Contribuição para a Formação dos Técnico-Administrativos em Educação do IFFluminense

por Fabrício Pinheiro Lima publicado 08/02/2023 15h34, última modificação 20/10/2023 16h31

Dr. Severino Joaquim Correia Neto

• Autor:
    Fabrício Pinheiro Lima

Em decorrência da expansão e interiorização das instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) houve a necessidade de ampliar a força de trabalho, possibilitando o ingresso de um grande quantitativo de servidores, tanto docente quanto os técnico-administrativos em educação. Profissionais de formações tão diversificadas, muita delas tão distante da área educacional tornou-se essencial pensar em medidas que possam integrar esses servidores, principalmente os técnico-administrativos, devido a sua formação, a atuarem de forma efetiva em uma instituição de ensino com tantos desafios a alcançar, como é o caso dos Institutos Federais. Nos últimos 15 anos ingressaram na Rede Federal um grande quantitativo de servidores. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui uma a gestão democrática onde possibilita que os servidores contribuam tanto para as atividades administrativas quanto educacionais, através das atividades representativas dos conselhos deliberativos e consultivos. Nestes conselhos são tratados os assuntos mais importantes da instituição, como criação de curso, projeto pedagógico, extinção de cursos entre outras atividades que envolvem o ensino, pesquisa e extensão. Através da pesquisa diagnóstica quantitativa realizada chegou-se a uma estimativa, grosso modo, que dos atuais servidores Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal Fluminense, 66% ingressaram nos últimos 10 anos. Em contribuição, foi realizada uma pesquisa qualitativa com intuito de saber como estava o processo de formação dos servidores, onde possibilitou identificar a carência de um processo de capacitação continuada, sobretudo com os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica. Desta forma, a presente pesquisa procurou avaliar se a oferta de um curso de curta duração, com os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), iria contribuir para o processo formativo dos Técnico-Administrativos do Instituto Federal de Ensino. Com a aplicação do curso, os resultados demonstraram-se favoráveis aos objetivos propostos, onde 83% dos participantes concluíram que os conteúdos abordados no curso poderão contribuir de forma efetiva nos conselhos consultivos e deliberativos na instituição, como também 72% dos participantes concluíram que os conteúdos abordados no curso poderão contribuir de forma efetiva nos diversos grupos de trabalho que há na instituição.

Palavras-chave: Expansão da Rede Federal de Ensino; Gestão democrática; Cultura organizacional; Capacitação, Educação Profissional e Tecnológica.

As a result of the expansion and internalization of federal institutions of Professional and Technological Education (EPT), there was a need to expand the workforce, allowing the entry of a large number of workers, both teachers and technical-administrative in education. Professionals with such diverse backgrounds, many of them so far from the educational area, it has become essential to think of measures that can integrate these workers, especially the technical-administrative ones, due to their training, to work effectively in an educational institution with so many challenges to achieve, as is the case of the Federal Institutes. In the last 15 years, a large number of workers joined the Federal Network. The Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education has a democratic management that allows workers to contribute both to administrative and educational activities, through representative activities of the deliberative and advisory councils. These councils deal with the institution's most important matters, such as course creation, pedagogical projects, course cancellations, among other activities involving teaching, research, and extension. Through the quantitative diagnostic research carried out, an estimate was reached, roughly speaking, that of the current Technical-Administrative workers in Education at the Instituto Federal Fluminense, 66% joined in the last 10 years. As a contribution, a qualitative research was carried out in order to know how the training process of the servers was, where it made it possible to identify the lack of a continuous training process, especially with the concepts of Professional and Technological Education. Thus, this research sought to assess whether offering a short course, with the concepts of Professional and Technological Education (EPT), would contribute to the training process of Technical-Administrators at the Federal Institute of Education. With the application of the course, the results were favorable to the proposed objectives, where 83% of the participants concluded that the contents covered in the course could contribute effectively in the advisory and deliberative councils in the institution, as well as 72% of the participants concluded that the contents addressed in the course can contribute effectively in the various work groups that exist in the institution.

Keywords: Expansion of the Federal Education Network; Democratic management; Organizational culture; Training, Professional and Technological Education.

PDF document Dissertação_final_ProfEPT.pdf — Documento PDF, 3.14 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.