Difusão Do Conceito De Politecnia Para Os Educadores Atuantes No Campus Avançado Do IFFluminense De São João Da Barra

por Rosiane De Oliveira Da Fonseca Santos publicado 22/11/2023 16h56, última modificação 11/12/2023 14h36

Dr. Dirceu Pereira dos Santos

• Autora: Rosiane De Oliveira Da Fonseca Santos

A presente proposta tem como ponto de partida a necessidade de dialogar acerca da dualidade histórica presente na educação profissional, buscando compreender uma concepção de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, puramente instrumental, rumo a uma formação politécnica e omnilateral. A realização deste estudo justifica-se a partir da consideração que trabalho e educação são indissociáveis, elementos da essência humana, sendo indeclinável uma formação profissional humana integral de cidadãos ativos, conscientes e emancipados, que possam atuar como multiplicadores e intervir em seu entorno. A problemática decorre do fato que atuam na docência da Educação Profissional, profissionais de diversas áreas como: tecnólogos, bachareis e licenciados, e nem todos tiveram em sua formação, um preparo para atuar visando atingir os objetivos da Educação Profissional e Tecnológica, a formação integral de sujeitos conscientes, para além da preparação profissional, articulando trabalho e educação, fortalecendo a cidadania e a emancipação. Dessa forma, a presente pesquisa vem contribuir com os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campus Avançado São João da Barra (CASJB), promovendo um workshop sobre a educação profissional politécnica e suas contribuições ao ensino médio integrado, objetivando sensibilizar para materialização de práticas pedagógicas politécnicas visando uma educação emancipatória para o trabalho e para a vida. Propõe-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, busca-se aprofundar a compreensão acerca da concepção educacional politécnica e a Educação Profissional e Tecnológica na Rede Federal de Ensino, através do Ensino Médio Integrado. Utiliza-se como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica de obras relevantes sobre a temática, com a contribuição de autores como Marx, Engels, Nosella, Saviani, Frigotto, Ramos, Ciavatta e outros.Os dados foram coletados junto aos professores através de questionários estruturados. Em suma, esperamos com este projeto, contribuir com as reflexões acerca da formação politécnica, ampliando o conhecimento, discutindo sua importância e compreendendo que sua vivência é um desafio em curso.

Palavras chave: Educação Profissional e Tecnológica; Educação Politécnica; Formação Humana Integral; Trabalho e Prática Social.

The present proposal has as its starting point the need to dialogue about the historical duality present in professional education, seeking to understand a conception of training that breaks with the paradigm of preparing qualified labor to the capitalist interests of production, purely instrumental, towards a polytechnic and omnilateral formation. The realization of this study is justified from the consideration that work and education are inseparable, elements of the human essence, being indeclinable an integral human professional formation of active, conscious and emancipated citizens, who can act as multipliers and intervene in its surroundings. The problem stems from the fact that professionals from different areas, such as technologists, bachelors and graduates, work in the teaching of Professional Education, and not all of them had in their training, a preparation to act in order to achieve the objectives of Professional and Technological Education, the integral formation of conscious subjects, in addition to professional preparation, articulating work and education, strengthening citizenship and emancipation. In this way, this research contributes to the teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology Fluminense (IFFluminense), São João da Barra Advanced Campus (CASJB), promoting a workshop on polytechnic professional education and its contributions to integrated secondary education, aiming to raise awareness of the materialization of polytechnic pedagogical practices aiming at an emancipatory education for work and life. A qualitative and descriptive research is proposed, seeking to deepen the understanding about the polytechnic educational concept and Professional and Technological Education in the Federal Teaching Network , through Integrated Secondary Education. Bibliographical research of relevant works on the subject is used as technical procedures, with the contribution of authors such as Marx, Engels, Nosella, Saviani, Frigotto, Ramos, Ciavatta and others. Data were collected from teachers through structured questionnaires. In summary, we hope that with this project, we can contribute to reflections on polytechnic training, expanding knowledge, discussing its importance, and understanding that its implementation is an ongoing challenge.

Keywords: Professional and Technological Education; Polytechnic Education; Integral Human Formation; Work and Social Practice

Atualmente não existem itens nessa pasta.