Documentário Como Ferramenta De Preservação De Memória: O IFRJ Niterói Na Tela

por Valdineia Gomes Das Chagas publicado 30/07/2024 11h31, última modificação 30/07/2024 11h31

Thiago Soares de Oliveira

• Autora:

Valdineia Gomes Das Chagas

Este trabalho aborda o gênero cinematográfico documentário enquanto ferramenta de preservação da memória institucional do IFRJ campus Niterói. Tem como objetivo geral compreender de que forma o documentário pode ser efetivamente utilizado como recurso para a preservação da memória da instituição. Os objetivos específicos propõem: a) conceituar o que é documentário enquanto gênero cinematográfico, destacando sua função para a preservação da memória; b) promover a distinção entre as concepções de memória institucional e memória coletiva, apresentando as relações existentes entre ambas; c) situar historicamente, por meio de consulta a trabalhos já publicados e a documentos legais e institucionais, o desenvolvimento do IFRJ e, especificamente, do campus Niterói; e d) elaborar um produto educacional, em formato de um guia, com orientações de como elaborar documentários sobre o IFRJ Niterói, com intuito de auxiliar na preservação e na divulgação memorialística da instituição. Como procedimentos metodológicos, lançou-se mão das pesquisas bibliográfica e documental, utilizando-se de fontes como artigos científicos, livros, dissertações, teses, além de legislações e normativas. O produto educacional, em formato de guia, foi confeccionado com o objetivo de trazer orientações acessíveis, aplicáveis e práticas para auxiliar na elaboração de documentários que tratem da memória do campus. A avaliação do produto educacional foi realizada por 6 docentes doutores de diversas instituições federais de ensino (UFF, IFRJ e IFF) com experiência no tema. Utilizou se um questionário com perguntas abertas e fechadas para avaliar aspectos como satisfação, qualidade, clareza, estrutura, organização, conteúdo e aplicabilidade, visando à avaliação do material. Por fim, destaca-se que o material oriundo do trabalho dissertativo possibilita a elaboração de documentário sobre o IFRJ Niterói aos estudantes e servidores que desejarem registrar as suas perspectivas e olhares sobre os diversos aspectos do campus, contribuindo para a preservação da memória institucional e, de igual modo, fortalecendo a identidade institucional e o sentimento de pertencimento dos sujeitos envolvidos, conforme considerações tecidas pelos avaliadores externos do trabalho.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Documentário. Memória Coletiva. Memória Institucional. IFRJ Niterói.

The present work approaches the cinematographic genre documentary as a tool for preservation of the institutional memory of IFRJ campus Niterói. Its general objective is to understand how the documentary can be effectively used as a resource for preservation of the memory of the institution. The specific objectives aim to: a) conceive what the documentary is as a cinematographic genre, highlighting its function to preserve memory; b) promote the distinction between the concepts of institutional memory and collective memory, presenting the existing connections between both; c) situate historically, by means of consulting previously published works and legal and institutional documents, the development of IFRJ Niterói and, specifically, of campus Niterói; e d) elaborate an educational product, in the form of a guide, with guidelines on how to develop documentaries about IFRJ Niterói, with the goal of helping with the preservation and memorialistic propagation of the institution. As methodological procedure, bibliographic and documentary research was done, having as sources scientific papers, books, master’s dissertations, doctoral theses, in addition to legislation and normative rulings. The educational product, in the form of a guide, was developed with the objective of bringing accessible, applicable and practical guidelines to help on the development of documentaries regarding the memory of the campus. Its evaluation was done by 6 PhD professors from different federal institutions (UFF, IFRJ and IFF) with experience on the topic. A questionnaire was used, with open and closed questions, in order to evaluate aspects such as satisfaction, quality, clarity, structure, organization, contents and applicability, aiming on having the material evaluated. Finally, it stands out that the material deriving of the dissertation enables students and workers of the institution who wish to record their perspectives on the diverse aspects of the campus to develop a documentary about IFRJ Niterói, contributing to the preservation of institutional memory and, thus, strengthening the institutional identity and the feeling of belonging of the involved subjects, according to considerations made by the external evaluators of the work.

Keywords: Professional and Technological Education. Documentary. Collective memory. Institutional Memory. IFRJ Niterói.

PDF document Dissertação Final - Valdineia Gomes das Chagas.pdf — Documento PDF, 1.73 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.