EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO: REFLEXÕES HISTÓRICAS E ATUAIS NOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

por EVELYN RUEB LACERDA DE ARAÚJO publicado 04/11/2022 14h15, última modificação 20/10/2023 16h31

Orientador: Dr. Julio Cezar Pinheiro de Oliveira

  • Autora: EVELYN RUEB LACERDA DE ARAÚJO

O presente trabalho discute a inserção de mulheres nos cursos de formação profissional e de que forma se dá essa inserção nos dias atuais, especialmente na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) brasileira. Nesse contexto, apresenta as assimetrias de gênero que foram constituídas historicamente na Educação e na Educação Profissional e Tecnológica, com lugares “destinados” às mulheres nos cursos de formação profissional. Verifica a persistência de padrões históricos de diferenciação sexual nas carreiras escolares e profissionalizantes e a delimitação, mesmo que no simbólico, de espaços masculinos em detrimento de espaços femininos. Os objetivos deste trabalho se comprometem com a ampliação das discussões sobre gênero na Educação Profissional a partir da aquisição de um conjunto de informações institucionais e de uma série de instrumentos de produção de dados empíricos em dois campi do Instituto Federal Fluminense (IFF): campus Campos- Centro e campus Bom Jesus do Itabapoana. Como resultado deste trabalho obteve-se a construção de um produto educacional que pode auxiliar tanto os gestores públicos da EPT, quanto professores, técnico-administrativos e alunos, na identificação e combate aos mecanismos socioeducacionais que resultam nas desigualdades de gênero.

Palavras-chave: Gênero; Educação Profissional; Instituto Federal Fluminense

This paper discusses the insertion of women in professional training courses and how this insertion takes place nowadays, especially in the Federal Network of Professional and Technological Education in Brazil. In this context, it presents the gender asymmetries that were historically constituted in Education and in Professional and Technological Education (EPT), which display spots reserved to women in professional training courses. It assesses the persistence of historical patterns of sexual discrimination in school and professionalizing careers and the delimitation, even if symbolic, of male spots at the expense of female spots. The aims of this paper are committed to the expansion of discussions on gender in Vocational Education through the acquisition of a set of institutional information and a series of empirical data collection instruments in two campuses of Instituto Federal Fluminense (IFF): Campos-Centro and Bom Jesus do Itabapoana campuses. As a result of this research, the elaboration of an educational product was carried out to enable public managers of the EPT, as well as teachers, administrative technicians and students to identify and oppose to socio- educational mechanisms that result in gender discrimination.

Keywords: Gender; Professional Education; Instituto Federal Fluminense

PDF document Dissertação_Evelyn Rueb_versão final assinada.pdf — Documento PDF, 5.24 MB
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