Evasão no PROEJA: Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal Fluminense – campus Campos Centro

por ADRIANA PINHEIRO CARDOSO DE AZEVEDO publicado 16/07/2025 15h18, última modificação 16/07/2025 15h18

Dr. Luiz Augusto Caldas Pereira

 

  • Autora: 

ADRIANA PINHEIRO CARDOSO DE AZEVEDO

Este estudo teve como objetivo investigar os fatores relacionados à evasão e à permanência de estudantes do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertado pelo Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um
estudo de natureza exploratória-descritiva, com delineamento de estudo de caso. Foi estruturada a partir de cinco objetivos específicos. Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura sobre a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, destacando sua dimensão histórica e as contradições inerentes ao processo educacional, além de uma análise sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e sua implementação no referido campus. Em seguida, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com foco no fenômeno da evasão escolar, buscando compreender suas causas, com ênfase nos desafios enfrentados por estudantes da EJA. A investigação empírica considerou o perfil sócio demográfico dos estudantes do PROEJA Eletrotécnica, visando identificar possíveis correlações com sua trajetória escolar.
Foram analisadas as motivações para o ingresso no curso, as expectativas formativas e as percepções sobre a organização pedagógica e institucional. A partir da aplicação de
questionários, voltados aos estudantes matriculados em 2024 e àqueles que evadiram em 2023, procedeu-se à análise temática de conteúdo (Bardin, 2011), permitindo a identificação de
fatores associados tanto ao abandono quanto à permanência no curso. Os resultados revelam que aspectos como sobrecarga de responsabilidades, dificuldades financeiras, conflitos entre trabalho e estudo, além de questões estruturais e pedagógicas, influenciam diretamente no abandono e na evasão. Por fim, como Produto Educacional, foi produzido o vídeodocumentário O PROEJA e seus Desafios, com o intuito de promover reflexões críticas sobre a permanência dos estudantes na modalidade. O estudo busca contribuir com estratégias institucionais que fortaleçam a permanência e consolidem o PROEJA como política pública voltada à educação e inclusão de jovens e adultos, mpliando sua visibilidade e o seu reconhecimento no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. 
Palavras-chave: Evasão Escolar. Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal Fluminense.

This study aimed to investigate the factors related to the dropout and retention of students in the technical course in Electrical Engineering integrated with High School in the Youth and
Adult Education (EJA) modality, offered by the Instituto Federal Fluminense, Campos Centro campus. The research has a qualitative approach, characterized as an exploratory-descriptive
study, with a case study design. It was structured based on five specific objectives. Initially, a literature review was carried out on the history of Youth and Adult Education in Brazil,
highlighting its historical dimension and the contradictions inherent to the educational process, in addition to an analysis of the National Program for the Integration of Vocational Education
with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA) and its implementation on the aforementioned campus. Then, a bibliographical research was developed
focusing on the phenomenon of school dropout, seeking to understand its causes, with an emphasis on the challenges faced by EJA students. The empirical research considered the
sociodemographic profile of PROEJA Electrotechnics students, aiming to identify possible correlations with their academic trajectory. The motivations for enrolling in the course,
educational expectations, and perceptions about the pedagogical and institutional organization were analyzed. Based on the application of questionnaires aimed at students enrolled in 2024 and those who dropped out in 2023, thematic content analysis was carried out (Bardin, 2011), allowing the identification of factors associated with both dropping out and remaining in the course. The results reveal that aspects such as overload of responsibilities, financial difficulties, conflicts between work and study, in addition to structural and pedagogical issues, directly influence dropout and dropout. Finally, as an Educational Product, the video documentary PROEJA and its Challenges was produced, with the aim of promoting critical reflections on the students' permanence in the modality. The study seeks to contribute to institutional strategies that strengthen the permanence and consolidate PROEJA as a public policy focused on the
education and inclusion of young people and adults, increasing its visibility and recognition in the field of Professional and Technological Education.
Keywords: School Dropout. Youth and Adult Education. PROEJA. Fluminense Federal Institute.

PDF document dissertação ADRIANA PINHEIRO.pdf — Documento PDF, 2.64 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.