Um blog educacional como recurso digital de apoio colaborativo na formação continuada dos professores de matemática

por Raphael Brasil Fagundes publicado 26/09/2025 11h06, última modificação 26/09/2025 11h06

Prof. Dr. Breno Fabrício Terra Azevedo

 

  • Autor: Raphael Brasil Fagundes

Esta pesquisa investiga de que modo um blog educacional colaborativo pode auxiliar na formação continuada dos professores de Matemática atuantes nas diversas formas de
articulação do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense e seus campi, com ênfase no incentivo da apropriação e integração das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação em suas práticas pedagógicas. A motivação desta surge de dois pontos principais: baixo desempenho dos alunos em Matemática no Ensino Médio em provas de larga escala e a observação do uso eventual e sem intencionalidade pedagógica de tecnologias digitais por parte dos professores de Matemática. A abordagem metodológica adotada caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e de cunho descritivo, combinando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica permitiu o embasamento e a fundamentação teórica acerca da Formação Continuada de Professores, das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e dos blogs como ferramentas no contexto educacional. Na pesquisa de campo, participaram professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, os quais,
previamente convidados, responderam a dois questionários online: um inicial, destinado a mapear seus perfis, identificar barreiras enfrentadas na formação continuada e investigar
experiências, dificuldades e demandas relacionadas ao uso de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, e um avaliativo, aplicado após a disponibilização do produto educacional
(BLOGMATICS) para avaliar a clareza, coerência, relevância, navegabilidade e organização do mesmo. Embora os professores participantes da pesquisa apresentem elevado grau de
titulação e experiência profissional, os resultados do questionário inicial evidenciam lacunas de formação inicial e continuada para integrar as tecnologias digitais à prática docente, a falta de tempo, dificuldades com infraestrutura tecnológica, carência de oportunidades de formação e a falta de incentivo como barreiras recorrentes. O desenvolvimento do BLOGMATICS foi
orientado pelas respostas e dados do questionário inicial, de modo a alinhar conteúdos, ferramentas e recursos às necessidades identificadas. A avaliação do produto revela uma
percepção predominantemente positiva dos professores, concordando quanto à clareza, coerência e objetividades dos conteúdos; reconhecem a pertinência, a organização, a
diversidade e utilidade dos conteúdos e materiais; e apontam a facilidade de navegação e o potencial prático como ferramenta de apoio para a formação continuada dos professores de
Matemática para a inovação pedagógica. Em síntese, a pesquisa demonstra que o blog educacional colaborativo BLOGMATICS representa uma alternativa promissora e viável para
fortalecer, promover e apoiar os processos de formação continuada de professores de Matemática e estimular a incorporação pedagógica das tecnologias digitais na direção de uma
prática docente cada vez mais integrada às mesmas.
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores, Tecnologias Digitais, Matemática, Blog Educacional.

This study investigates how a collaborative educational blog can support the Continuing Education of mathematics teachers working across the various modalities of the high school programs at the Fluminense Federal Institute of Education, Science, and Technology and its campuses, with an emphasis on promoting the pedagogical appropriation and integration of Information and Communication Technologies (ICT) into teaching practice. The study is motivated by two central factors: the low performance of high school students in large-scale assessments in mathematics and the observation that mathematics teachers tend to use technologies only sporadically and with limited pedagogical intentionality. Methodologically, the research adopts a qualitative, applied, and descriptive design, combining a literature review with fieldwork. The literature review provides theoretical grounding on Continuing Education, ICT in education, and blogs as tools within educational contexts. In the field phase, mathematics teachers from Fluminense Federal Institute of Education, Science, and Technology, previously invited, responded to two online electronic questionnaires: an initial instrument aimed at profiling participants, identifying barriers to Continuing Education, and examining experiences, challenges, and needs related to the use of digital technologies in their practice; and an evaluative instrument, administered after the educational product (BLOGMATICS) was made available, to assess clarity, coherence, relevance, navigability, and organization. Findings from the initial questionnaire - despite the teachers’ high levels of academic qualification and professional experience - reveal gaps in both initial preparation and Continuing Education for integrating digital technologies into instruction, along with recurrent barriers such as lack of time, technological infrastructure constraints, limited training opportunities, and insufficient institutional incentives. The development of BLOGMATICS was guided by responses and data from the initial questionnaire so as to align content, tools, and resources with the identified needs. The product evaluation indicates predominantly positive perceptions: teachers concur regarding the clarity, coherence, and objectivity of the materials; they recognize the pertinence, organization, diversity, and utility of the content; and they report ease of navigation as well as the product’s practical potential as a support tool for the Continuing Education of mathematics teachers and for fostering pedagogical innovation. In sum, the research demonstrates that BLOGMATICS constitutes a promising and feasible alternative to strengthen, promote, and support processes of Continuing Education for mathematics teachers and to encourage the pedagogical incorporation of digital technologies, thereby advancing toward a teaching practice that is increasingly integrated with technology.
Keywords: Continuing Teacher Education; Digital Technologies; Mathematics; Educational
Blog.

PDF document Raphael Brasil - Dissertação Final Com Ficha_compressed.pdf — Documento PDF, 2.08 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.