Formação continuada de professores do Instituto Federal Fluminense para atuação na educação a distância: uma proposta de curso

por Leandro de Andrade Gonçalves publicado 31/10/2023 15h32, última modificação 11/12/2023 14h36

Breno Fabricio Terra Azevedo

• Autor:

Leandro de Andrade Gonçalves

Nas últimas décadas, a vasta utilização da tecnologia digital e da disseminação instantânea de informação modificou todos os campos do conhecimento e a Educação a Distância (EaD) se evidenciou, democratizando o acesso à educação, principalmente no nível superior. Assim, há uma necessidade de se incentivar a formação continuada dos docentes de instituições federais de ensino superior para essa modalidade. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as contribuições de um curso de formação continuada para professores do Instituto Federal Fluminense para atuação na Educação a Distância. Cabe ressaltar que o uso das TDIC Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação auxilia a mediação pedagógica com a abertura de caminhos para novas relações entre alunos e professores por meio de variadas possibilidades. Neste sentido, a formação continuada dos professores, proporcionando novos olhares para metodologias, tecnologias e modalidades, é fundamental para a reflexão da prática docente. Metodologicamente, recorreu-se à pesquisa-ação e aplicou-se a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. A pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação aliada à observação participante, com face descritivo- qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a aplicação de questionários, a observação participante e as atividades com os participantes do curso. Este estudo comprovou que há necessidade dos professores se inscreverem em cursos de formação continuada, especialmente naqueles cujo objeto de estudo seja a prática da EaD de forma que a modalidade possa ser praticada com segurança e oferecendo ensino com qualidade. As respostas aos questionários apresentados como fonte para coleta de dados comprovaram que há dúvidas na prática da EaD por professores cujo trabalho se apoia na modalidade presencial tradicional. Algumas das dúvidas surgidas foi quanto às metodologias aplicadas na modalidade, às formas de avaliação em EaD e à organização do tempo entre trabalho e estudo bem quanto ao uso de ferramentas para implementação. Conclui-se que é necessário incentivar a formação continuada dos professores, em EaD e sobre a EaD.

Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. EaD.

During the last decades, the large use of digital technology as well as the flash spreading on information has modified all the fields of knowledge; so, the remote learning has been evidenced, democratizing the access to education, mainly into universities. Then, there is some necessity of incentive to the continued education to the teachers from governments universities on this modality. The main purpose from this study has been the investigation of the contributions of one course on continued Education to the teachers from Instituto Federal Fluminense (Brazil) in order to act on remote learning. It is important to evidence that the use of Digital Technologies on Information and Communication helps the pedagogical mediation with the opening of ways to new relations between students and teachers through many equipments. Considering this proposition, the continued Education to the teacher, which offers new visions to methodologies and education modalities, has been essential to reflexions about the practice. Methodologically, it has been used the action research and applied Vygotsky`s social and Historical Theory. The study is characterized like action Research linked to participant observation, with descriptive and qualitative face. The used tools to data collecting were the applying of questionnaires, participant observation and activities with the registered participants on the course. It was proved that there has been some necessity of the university teachers make continued education courses, especially in those ones of which study object is remote learning practice in order that it has been practices safetyly and with quality. The answers from presented questionnaires like source to data colleting proved que there some doubts from the teachers about practicing remote learning once they always use traditional way to learning. Some of those doubts were on the applied methodologies in remote learning, in ways to evaluation in them, in organization the time to work and to studying, and on use of the tools to implementation of the modality. It has been concluding that is necessary some incentive to continued education to teachers in distance learning and to distance learning.

Keywords: Continued Education for Teachers. Communications and Information Digital Technologies. Online Education.

PDF document Dissertação Leandro (1).pdf — Documento PDF, 6.49 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.