Fracasso Escolar No Contexto Da EPT: um diálogo entre as percepções docentes e ações de enfrentamento

por Kize de Oliveira Silva publicado 30/07/2024 11h42, última modificação 30/07/2024 11h42

Orientador (a): Dr. Leonardo Salvalaio Muline.

Coorientador (a): Dr. Oseias Teixeira da Silva.

  • Autora:

Kize de Oliveira Silva

Trata-se de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pos-Graduação em Educação Profissional e Tecnologica, seguindo a linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnologica, do macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A produção do fracasso escolar é um tema que ressoa com intensidade em diversos segmentos no campo educacional. Com base na percepção empirica no contexto da Educação Básica, que atribui ao aluno as causas do insucesso escolar, questionamos se a percepção do docente acerca do fracasso escolar influencia em suas ações de enfrentamento do fracasso escolar. Ao refletir sobre os processos educativos, as relações e práticas que são constituidas no campo da Educação Profissional e Tecnologica (EPT), este estudo tem, por objetivo, analisar qual é a percepção dos docentes que atuam no curso Técnico em Automação Industrial do IFF-Campus Centro, acerca do fracasso escolar e se esse fato influencia em suas ações de enfrentamento do insucesso escolar do aluno. Quanto ao dominio metodologico, trata-se de uma pesquisa de campo, abordagem qualitativa, caráter exploratorio, natureza aplicada, ancorada em uma pesquisa bibliográfica, ao passo que, para análise das respostas, foram utilizados os pressupostos teoricos de Bardin (1977). A fim de alcançar os objetivos da pesquisa, utilizaram-se questionários para coleta de dados, encaminhados via e-mail, para os participantes da pesquisa, professores do curso Técnico em Automação Industrial do IFF Campus Centro. A pesquisa revelou que a percepção dos participantes acerca do fracasso escolar e as possiveis causas desse fenômeno, relacionam-se a questões mais individualizadas, principalmente as advindas da familia, estendendo-se ao aluno, ou seja, a cultura desse insucesso ainda recai sobre a responsabilização do aluno. Constatou também que os docentes promovem ações de enfrentamento do fracasso escolar, entretanto as ações apresentadas se relacionaram com estratégias que versam sobre a promoção da aprendizagem do aluno, evidenciando ações de cunho mais prático pedagogico e não sendo ações direcionadas às principais causas do fracasso escolar, conforme foram atribuidas pelos participantes. A partir desse estudo, um produto educacional (e-book) foi elaborado, objetivando discutir o fracasso escolar, propondo algumas propostas de ações de enfrentamento, a fim de contribuir com a prática do docente não somente no âmbito da EPT, mas em outros contextos educacionais que vivenciam essa problemática.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnologica; Fracasso Escolar; Enfrentamento.

This is a Professional Master's research project in the Graduate Program in Professional and Technological Education, following the research line Educational Practices in Professional and Technological Education, of the macroproject Inclusion and diversity in formal and non-formal teaching spaces in EPT. The production of school failure is a theme that resonates strongly in various segments of the educational field. Based on the empirical perception in the context of basic education, which attributes the causes of school failure to the student, we questioned whether the teacher's perception of school failure influences their actions to deal with school failure. By reflecting on the educational processes, relationships and practices that are constituted in the field of Professional and Technological Education (EPT), this study aims to analyze the perception of teachers working on the Technical course at IFF-Campus Centro, about school failure and whether this fact influences their actions to confront the student's school failure. As far as methodology is concerned, this is a field study, with a qualitative approach, exploratory character, applied nature, anchored in bibliographical research, while the theoretical assumptions of Bardin (1977) were used to analyze the responses. In order to achieve the research objectives, questionnaires were used to collect data, sent via e-mail to the research participants, teachers of the Industrial Automation Technical course at the IFF-Campus Centro. The research revealed that the participants' perception of school failure and the possible causes of this phenomenon are related to more individualized issues, mainly those stemming from the family, extending to the student, in other words, the culture of this failure still falls on the student's responsibility. It also found that teachers promote actions to tackle school failure, but the actions presented were related to strategies that promote student learning, showing actions of a more practical pedagogical nature and not actions aimed at the main causes of school failure, as attributed by the participants. Based on this study, an educational product (e-book) was produced, aiming to discuss school failure, proposing some actions to tackle it, in order to contribute to the practice of teachers not only in the EPT sphere, but in other educational contexts that experience this problem.

Keywords: Professional and Technological Education; School Failure; Confrontation.

PDF document KIZE Dissertação KIZE.pdf — Documento PDF, 2.86 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.