Gestão de marca: estudo sobre a imagem institucional do Instituto Federal Fluminense campus Santo Antônio de Pádua – da excelência à balburdia

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 07/01/2025 14h13, última modificação 07/01/2025 14h13

Jefferson Manhães de Azevedo

  • Autor: Alexandre Willian Dias Ferreira.

O presente estudo tem a finalidade de apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a percepção dos valores e atributos que formam a imagem institucional assumida
por parte da comunidade de Santo Antônio de Pádua em relação ao Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua (IFF Campus Pádua), apresentando os principais atributos  que contribuem para a construção dessa imagem e indicativos de seus impactos no número de inscritos no processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A revisão da literatura permitiu tecer discussões sobre os conceitos de identidade e imagem institucional, sendo também relevante incluir considerações sobre o contexto das Instituições
Federais de Ensino (IFE). Para o construto da imagem, a pesquisa empírica envolveu entrevistas com alunos do 9o ano do ensino fundamental, além de pais e responsáveis de alunos nesse
recorte.
Por fim, produzir um produto educacional, apresentando os resultados da pesquisa e o Gráfico de Configuração da Imagem, além de propor Sugestões de Ações Estratégicas para a Gestão da Imagem (SAEGIs), com intuito de manter uma reputação positiva da Instituição.
Palavras-chave: Branding, Gestão de Marca, Imagem Institucional.

This study presents the results of a survey whose objective was to identify the perception of the values and attributes that form the institutional image assumed by the community of Santo
Antônio de Pádua in relation to the Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua (IFF Campus Pádua), presenting the main attribute that contribute to the construction
of this image and indications of their impact on the number of applicants enrolled in the selection process process for technical courses integrated into high school.
Federal Educational Institutions (IFE). For the image construct, the empirical research involved interviews with 9th-grade elementary school students, as well as parents and
guardians of students within this group.
Finally, produce an educational product that presents the research results and the Image Configuration Chart, in addition to proposing Strategic Action Suggestions for Image
Management (SAEGIs), with the aim of maintaining a positive reputation for the institution.
Keywords: Branding, Brand Management, Institutional Image.

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