Ingresso e Permanência dos Alunos Oriundos do Curso Preparatório Popular Goitacá nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio no IFF

por Florencia Marcia De Almeida Neves publicado 07/08/2025 10h34, última modificação 07/08/2025 10h34

Jonis Manhães Sales Felippe

  • Autora:

Florencia Marcia De Almeida Neves

 

O acesso e a permanência de estudantes de baixa renda no ensino técnico integrado ao ensino médio permanecem como desafios no cenário educacional brasileiro. Neste contexto, o Curso Preparatório Popular Goitacá (CPPG), iniciativa de extensão voltada à educação popular, busca democratizar o ingresso no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Centro.
Esta pesquisa teve como objetivos analisar as trajetórias de ingresso e permanência de estudantes oriundos do CPPG nos cursos técnicos integrados do IFF, identificar fatores que
favorecem ou dificultam essas trajetórias e compreender o papel do CPPG nesse processo.
Adotou-se uma abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários, levantamento documental e revisão bibliográfica, envolvendo estudantes que
participaram do curso preparatório nos anos de 2023 e 2024. Os dados foram interpretados à luz da análise qualitativa. Os resultados apontam que o CPPG exerce importante papel
formativo e de apoio à permanência, especialmente junto a estudantes negros, pardos, mulheres e cotistas. No entanto, identificam-se lacunas na avaliação institucional do projeto e
na articulação com a escolha profissional dos estudantes. A pesquisa propõe, como contribuição prática, a criação de uma ferramenta de acompanhamento institucional.
Conclui-se que o CPPG atua como espaço de formação cidadã e instrumento de promoção da equidade educacional.
Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica. Ensino médio integrado. Ingresso. Permanência. Curso preparatório.

The access to and retention of low-income students in technical education integrated with high school remain challenges within the Brazilian educational landscape. In this context, the
Goitacá Popular Preparatory Course (CPPG), an outreach initiative focused on popular education, seeks to democratize entry into the Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos
Centro campus. This research aimed to analyze the admission and retention trajectories of students from the CPPG in the IFF's integrated technical courses, identify factors that
facilitate or hinder these trajectories, and understand the role of the CPPG in this process. A qualitative approach was adopted, using semi-structured interviews, questionnaires,
document analysis, and a literature review, involving students who participated in the preparatory course in 2023 and 2024. The data were interpreted through qualitative analysis.
The results indicate that the CPPG plays an important formative role and supports student retention, especially among Black, mixed-race, female, and quota-system students. However,
gaps were identified in the institutional evaluation of the project and its connection with students' career choices. As a practical contribution, the research proposes the creation of an
institutional monitoring tool. It concludes that the CPPG functions as a space for civic education and a tool for promoting educational equity.
Keywords: Technological Vocational Education. Integrated High School Education. Admission. Retention. Preparatory Course.

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