Liderança Na Educação Profissional E Tecnológica: Uma Análise Da Percepção Dos Gestores Do Campus Avançado Maricá Do IFFluminense

por Antonio Carlos da Silva publicado 19/03/2024 11h43, última modificação 19/03/2024 11h43

Severino Joaquim Correia Neto

  • Autor: Antonio Carlos da Silva

Este estudo sobre liderança e gestão escolar foi realizado no contexto de uma instituição de ensino, apresentando como objetivo geral: analisar a percepção que os gestores da Educação Profissional e Tecnológica do Campus Avançado Maricá do IFFluminense possuem a respeito da liderança. O trabalho situa-se na linha 2 (dois) de pesquisa: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estando inserido no contexto do Macroprojeto 6 (seis): Organização de espaços pedagógicos na EPT, do Programa de Pósgraduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em Rede Nacional. Nesse sentido, enquadra-se nos estudos que buscam trabalhar as questões relacionadas com a gestão da EPT. Para isso, utilizou-se um caminho metodológico composto por uma pesquisa bibliográfica, por meio de uma abordagem qualitativa, descrevendo uma determinada realidade e utilizando-se um estudo de caso. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de um questionário semiestruturado para a coleta de dados. A interpretação e análise dos dados permitiu a identificação de fatores que se dividem em dois grupos: contribuições da liderança para a melhoria da gestão escolar e contribuições da associação entre liderança e gestão escolar para melhoria do ensino na EPT. Além disso, verificou-se que os gestores que participaram do estudo entendem a liderança como uma atitude, habilidade ou capacidade. Nesse sentido, foi desenvolvido e aplicado um produto educacional (cartilha) com informações sobre a Educação Profissional e Tecnológica, liderança e gestão escolar, objetivando a melhoria na gestão escolar no âmbito de um Campus de um Instituto Federal, tornando, assim, a gestão escolar mais ágil e mais funcional, além de procurar contribuir com a melhoria do ensino na EPT e mais especificamente no Instituto Federal Fluminense, Campus Avançado Maricá.

Palavras-chave: Liderança. Gestão Escolar. Educação Profissional e Tecnológica

This study, on leadership and school management, was carried out in the context of an educational institution, with the general objective: to analyze the perception that managers of Professional and Technological Education, at the Maricá Advanced Campus of IFFluminense, have regarding leadership. The work is located in line 2 (two) of research: Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT), being part of the context of Macroproject 6 (six): Organization of pedagogical spaces in EPT, of the Program of Postgraduate Studies in Professional and Technological Education (ProfEPT) in a National Network. In this sense, it fits into studies that seek to work on issues related to EPT management. For this, a methodological path was used consisting of a survey bibliographical, through a qualitative approach, describing a certain reality and using a case study. Therefore, it was used as a research instrument the application of a semi-structured questionnaire for data collection. Interpretation and analysis of the data allowed the identification of factors, which are divided into two groups: contributions from leadership for improving school management and contributions from the association between leadership and school management to improve teaching in EPT. Furthermore, it was found that the managers who participated in the study understand leadership as an attitude, skill or capacity. In this sense, an educational product (booklet) was developed and applied with information on Professional and Technological Education, leadership and school management, aiming to improve school management, within the scope of a Campus of a Federal Institute, thus making school management more agile and more functional, in addition to seeking to contribute to the improvement of teaching at EPT and more specifically at the Fluminense Federal Institute, Maricá Advanced Campus.

Keywords: Leadership. School Management. Professional and Technological Education

PDF document Dissertação_ProfEPT_Antonio_final.pdf — Documento PDF, 8.89 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.