METODOLOGIAS ATIVAS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIFUSÃO DO AMBIENTE TECNOTECA

por MOYSÉS FRAZÃO DOS SANTOS JORGE publicado 22/07/2021 10h07, última modificação 20/10/2023 16h31

Dr. Severino Joaquim Correia Neto

A aplicação de modernas tecnologias educacionais em sala de aula é um desafio para docentes e gestores de instituições de todo o mundo. Alcançar o âmago da atenção dos alunos e buscar a concreta fixação de conceitos é o objetivo de todo educador. O objetivo dessa pesquisa é promover uma reflexão acerca das possibilidades que um espaço educacional repleto de tecnologias pode proporcionar para aplicação de metodologias ativas aos alunos dos campi do IFFluminense partindo de um exemplo concreto existente no campus Itaperuna com o laboratório/sala denominado Tecnoteca e buscando a socialização de sua possível difusão por todo instituto. Foi empregado um embasamento teórico das mais recentes pesquisas sobre ambientes que se utilizam de metodologias ativas de aprendizado com auxílio de recursos tecnológicos modernos e foi efetuada uma pesquisa de campo sobre a visão de gestores sobre o espaço em específico e a aplicação dessas metodologias. O produto educacional resultante dessa pesquisa é um seminário online no formato Webinar que foi formatado com base no questionamento aos gestores com a finalidade de trazer luz aos maiores desafios de se instituir salas dessa natureza. O estudo revelou a importância do trabalho em equipe destes gestores em ações institucionais para que projetos dessa natureza sejam difundidos.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Tecnologia em Sala de Aula. Espaço Educacional. Metodologias Ativas.

The application of modern educational technologies in the classroom is a challenge for teachers and managers of institutions around the world. Reaching the heart of the students' attention and the concrete fixing of concepts is the goal of educators. This research aimed to promote a reflection of the possibilities that an educational space full of technologies can provide for the application of active methodologies to students on IFFluminense campuses. Starting from an existing laboratory / room on one of its campuses called Tecnoteca and looking for the socialization of its possible diffusion, was employed theoretical basis of the most recent research on environments that use active learning methodologies with the aid of modern technological resources and a field research on managers' view of space and the application of these methodologies. The educational product resulting from this research is an online seminar in the Webinar format that was formatted based on the questioning of managers in order to bring light to the greatest challenges of establishing rooms of this nature. The study revealed the importance of teamwork by these managers in institutional actions so that projects of this nature are disseminated.

Keywords: Professional and Technological Education. Technology in the Classroom. Educational Space. Active Methodologies.

PDF document Dissetação Mestrado - Moysés Frazão dos Santos Jorge.pdf — Documento PDF, 2.07 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.