Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) no campus Bom Jesus do Itabapoana do IFFluminense: história, atuação e valorização em prol da educação inclusiva

por Sayonara de Paula Almeida Félix publicado 13/02/2025 10h41, última modificação 13/02/2025 10h41

Profa. Dra. Aline Couto da Costa

 

  • Autora: Sayonara de Paula Almeida Félix

A inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora, que se torna um motivo a mais para que a educação seja atualizada (Mantoan, 2003). Este estudo visa abordar a inclusão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), particularmente no campus Bom Jesus do Itabapoana do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, por meio da atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), e as respectivas ações desenvolvidas em prol da inclusão, do acesso, permanência e êxito de diversos discentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Entende-se que o NAPNE tem um papel fundamental na tentativa de promover uma educação efetivamente inclusiva e consolidar as ações das políticas públicas de inclusão para a garantia do direito à Educação. No entanto, ele carece de registros sistematizados de sua trajetória histórica e de seu trabalho. Portanto, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a contribuição do trabalho do NAPNE do campus Bom Jesus do Itabapoana do IFFluminense, nas ações institucionais para o acesso e a permanência dos alunos nos cursos, considerando a compreensão dos servidores que trabalham no Núcleo e dos estudantes com deficiência por ele atendidos. Para isso, foram realizadas: pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema da Inclusão, EPT, bem como sobre o campus, sua política de inclusão e NAPNE; pesquisa de campo, com visita, levantamento e aplicação de questionários aos discentes atuais com necessidades educacionais especiais, e de entrevistas com os servidores que tiveram e/ou ainda têm trabalhos relacionados ao NAPNE. Os resultados apontam que, apesar dos desafios na implementação de políticas públicas, o NAPNE teve um papel essencial na promoção da educação inclusiva, avançando na adaptação às necessidades de alunos com deficiência e na construção de um ambiente acolhedor. A análise dos dados pesquisados na criação de um Manual Digital, com registros do Núcleo e orientações para o atendimento aos discentes, promovendo para seu acesso, permanência e sucesso acadêmico.
Por fim, espera-se que o trabalho possa contribuir, tanto teoricamente quanto na prática, para a cultura inclusiva na Instituição.

Palavras-Chave: NAPNE; Educação Inclusiva; Educação Profissional, Científica e Tecnológica; IFFluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana.

Inclusion is the product of a plural, democratic and transgressive education, which becomes an additional reason for education to be updated (Mantoan, 2003). This study aims to address inclusion in the context of Professional and Technological Education (PTE), particularly in the Bom Jesus do Itabapoana campus of the Education, Science and Technology Education Federal Institute Fluminense, through the activities of the Assistance to People with Specific Needs Center (APSNC), and the respective actions developed in favor of the inclusion, access, retention and success of various students with Special Educational Needs (SEN). It is understood that APSNC has a fundamental role in trying to promote an effectively inclusive education and consolidate the actions of public inclusion policies to guarantee the right to Education. However, he lacks systematized records of his historical trajectory and work. Therefore, the general objective of this research consists of analyzing the contribution of the work of APSNC in the IFFluminense campus Bom Jesus do Itabapoana, regarding institutional actions for the access and retention of students in the courses, considering the understanding of the employees who work at the Center and the students with disabilities served by him. To this end, the following were carried out: bibliographical research on the topic of Inclusion, PTE, among others; and documentary research about the campus, its inclusion policy and APSNC. Field research was also carried out, with visits, surveys and application of questionnaires to current students with special educational needs, and also with employees who had and/or still have jobs related to APSNC through interviews.The results indicate that, despite the challenges in establishing public policies, the APSNC had a crucial role promoting inclusive education’s, improving the adaptation of students with disabilities and providing a supportive environment. The data analysis collected for the creation of a Digital Manual, with records from the Center and Guidelines for supporting students, aims to promote their access, retention and academic success. Finally, it is hoped that the work can contribute, both theoretically and in practice, to an inclusive culture at the Institution.

Keywords: APSNC; Inclusive Education; Technological, Scientific and Professional Education; IFFluminense Campus Bom Jesus

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