O Papel da Educação Financeira para a Formação Cidadã dos Estudantes do Ensino Médio Integrado Na Modalidade Eja: Aplicação de Uma Sequência Didática Baseada Nos Princípios da Educação Matemática Crítica No IFF Campus Macaé – RJ

por Luciene Soares Braga publicado 04/06/2025 13h23, última modificação 04/06/2025 13h23

Prof. Dr. Leonardo Salvalaio Muline

 

  • Autora: Luciene Soares Braga

Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Objetiva compreender compreender como a Educação Financeira pode contribuir para a formação cidadã dos estudantes a partir da aplicação de uma sequência didática, embasada pelos princípios da Educação Matemática Crítica. Nessa perspectiva, propôs-se o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática, buscando compreender as percepções dos discentes e docente de Matemática do primeiro ano do Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio na Modalidade EJA do Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé - RJ, públicoalvo da pesquisa, sobre as possíveis contribuições da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Seus objetivos são tanto exploratórios quanto descritivos, e, em relação aos procedimentos, se classifica como pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, que utilizou a Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011) para tratamento, análise e interpretação dos questionários semiestruturados individuais aplicados. Como resultado da pesquisa foi possível articular o tema da Educação Financeira ao ensino da Matemática, por meio de práticas que levaram em consideração a contextualização, alinhando-se às experiências e realidades dos estudantes. Nesse contexto, buscou-se incentivar práticas de ensino e aprendizagem mais contemporâneas que, para além da abordagem de conteúdos disciplinares possam promover compreensão e mudanças nos contextos econômico-sociais que os indivíduos estão inseridos. Além disso, destacou-se o uso da sequência didática como meio que possibilitou o planejamento e a organização das atividades, ressaltando os princípios da Educação Matemática Crítica e a concepção de formação humana integral proposta pelo Ensino Médio Integrado. Outro ponto a ser destacado é que os alunos compreenderam que a sociedade de consumidores, através da mídia e das campanhas publicitárias, busca nos influenciar ao consumo de produtos desnecessários de maneira constante e impensada, o que pode resultar em dificuldades financeiras. Assim, tais reflexões contribuiu para que os alunos pudessem pensar em se organizar melhor financeiramente. Por fim, a sequência didática se configurou no produto educacional da pesquisa e visa contribuir para a inserção do tema Educação Financeira no ambiente escolar do Ensino Médio Integrado, por meio dos conteúdos de Matemática. Sua estrutura foi elaborada a partir dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2007), que envolvem a Problematização Inicial do Tema, a Organização do Conhecimento e a Aplicação do Conhecimento.

Palavras-chave: Educação Financeira. Educação Profissional e Tecnológica. Educação Matemática Crítica. Produto Educacional.

This research is part of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education in the National Network (ProfEPT), Research Line: Educational Practices in Professional and Technological Education, Macroproject 1 - Methodological proposals and teaching resources in formal and informal teaching spaces in EPT. It aims to understand how Financial Education can contribute to the citizenship formation of students through the application of a didactic sequence, based on the principles of Critical Mathematical Education. In this perspective, the development and application of a didactic sequence was proposed, seeking to understand the perceptions of students and teachers of Mathematics in the first year of the Technical Course in Logistics Integrated to High School in the EJA Modality of the Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé - RJ, target audience of the research, about the possible contributions of the pedagogical practice. This is a qualitative and applied research. Its objectives are both exploratory and descriptive, and, in relation to the procedures, it is classified as bibliographical, documentary and case study research, which used Content Analysis, according to Bardin (2011) for the treatment, analysis and interpretation of the individual semi-structured questionnaires applied. As a result of the research, it was possible to articulate the theme of Financial Education with the teaching of Mathematics, through practices that took into account contextualization, aligning with the experiences and realities of the students. In this context, we sought to encourage more contemporary teaching and learning practices that, in addition to addressing disciplinary content, can promote understanding and changes in the economic and social contexts in which the individuals are inserted. In addition, the use of the didactic sequence was highlighted as a means that enabled the planning and organization of the activities, highlighting the principles of Critical Mathematics Education and the concept of integral human formation proposed by Integrated High School. Another point to be highlighted is that the students understood that the consumer society, through the media and advertising campaigns, seeks to influence us to consume unnecessary products in a constant and thoughtless manner, which can result in financial difficulties. Thus, such reflections helped the students to think about better organizing their finances. Finally, the didactic sequence was configured as the educational product of the research and aims to contribute to the insertion of the Financial Education theme in the school environment of Integrated High School, through Mathematics content. Its structure was developed based on the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2007), which involve the Initial Problematization of the Theme, the Organization of Knowledge and the Application of Knowledge.

Keywords: Financial Education. Professional and Technological Education. Critical Mathematics Education. Educational Product.

PDF document Dissertação Finalizada.pdf — Documento PDF, 7.10 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.