O Proeja Integrado à Educação Profissional: Formação Profissional dos Estudantes do Curso de Eletrotécnica do Campus Itaperuna

por Fernanda Silva Gama Barbosa publicado 12/02/2025 11h58, última modificação 12/02/2025 11h58

Prof. Dr Severino Joaquim Correia Neto

 

  • Autora: Fernanda Silva Gama Barbosa

O processo histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil ocorreu de forma paralela à própria história da educação do país. Assim sendo, trouxe consigo, a
gênese dos modelos econômicos e políticos nacionais que refletiam as relações de poder introduzidas pela classe dominante. É nesse contexto que se insere o Proeja,
programa esse, inserido dentro dos Institutos Federais, e cujo objetivo é atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. Sendo assim, a presente Dissertação tem como objetivo analisar como funciona o curso de Técnico em Eletrotécnica Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF Campus Itaperuna, no sentido de identificar as políticas institucionais do IFF e as políticas públicas que regem esse processo educacional,
buscando verificar se as necessidades do curso técnico de eletrotécnica com o formato desenhado atualmente, vai ao encontro das expectativas de jovens, adultos e idosos que não tiveram chances de concluir o ensino técnico integrado, em âmbito federal, na idade certa. Quanto aos objetivos específicos foram: identificar as políticas institucionais do IFF e as políticas públicas que regem esse processo educacional, entender se as necessidades do curso técnico de eletrotécnica com o formato desenhado atualmente, vai ao encontro das expectativas de jovens, adultos e idosos que não tiveram chances de concluir o ensino técnico integrado, em âmbito federal, na idade certa. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, de abordagem
qualitativa e descritiva, que visou analisar os dados obtidos sobre a formação dos estudantes do Curso de Eletrotécnica/Proeja do IFFluminense Campus Itaperuna-RJ, da qual participaram 5 alunos do Proeja, 5 professores e 2 diretores. A partir da pesquisa constatou-se que as políticas institucionais do IFF e as políticas públicas referentes ao curso de Técnico de Eletrotécnica com o formato desenhado atualmente, vão ao encontro das expectativas de jovens, adultos e idosos que não tiveram chances de concluir o ensino técnico integrado, em âmbito federal, na idade certa, de forma parcial, havendo, então, a necessidade de modificações e de readequações no sentido de promover uma educação de qualidade que realmente vá
ao encontro dos anseios e necessidades desse público.
Em relação aos alunos, a análise mostrou que a maioria está satisfeita com as políticas públicas e institucionais que regem o curso. Quanto aos professores, percebeu-se a necessidade de oferta de cursos de formação continuada, uma vez que alguns não possuem experiência para trabalhar com essa modalidade de ensino, acompanhamento dos coordenadores na elaboração do material didático. Quanto aos diretores, sentiu-se a necessidade de maior entrosamento no que concerne ao curso, uma vez que as pesquisas mostraram que, embora atuem em um mesmo campo de trabalho, as informações a respeito do curso se mostraram um pouco desalinhadas.


Palavras-chave: Proeja, Formação Profissional, Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Fluminense

The historical process of Youth and Adult Education in Brazil occurred in parallel with the country's own history of education. Therefore, it brought with it the genesis of national economic and political models that reflected the power relations introduced by the ruling class. It is in this context that Proeja is inserted, a program inserted within the Federal Institutes, and whose objective is to meet the demand for access by young people and adults to professional and technological education in an articulated manner with the increase in schooling. Therefore, this Dissertation aims to analyze how the Proeja Electrotechnics Technician course of the Fluminense Federal Institute of Education, Science and Technology - IFF Campus Itaperuna works, in order to identify the institutional policies of the IFF and the public policies that govern this educational process, seeking to verify whether the needs of the electrical engineering technical
course with the format currently designed, meet the expectations of young people, adults and elderly people who did not have the chance to complete integrated technical education, at the federal level, at the right age. The specific objectives were: to verify what resources the curricular guidelines provide and what criteria are used in the construction of the teaching material; to understand what criteria are proposed by the Pedagogical Project of the Technical Course Integrated with High School in Electrotechnics – Proeja; to understand how the selection process for access to Proeja – National Program of Professional Education Integrated with Basic Education in the Modality of Young People and Adults of the Technical Course in Electrotechnics
integrated with High School of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, (IFF) Campus Itaperuna works. The research consists of a case study, with a qualitative and descriptive approach, which aimed to analyze the data obtained on the training of students of the Electrotechnics Course/Proeja of the IFFluminense Campus Itaperuna, in which 5 Proeja students, 5 teachers and 2 directors participated. 
Regarding the students, the analysis showed that the majority are satisfied with the public and institutional policies that govern the course. Regarding teachers, it was noted that there was a need to offer continuing education courses, since some of them did not have experience working with this type of teaching. In addition, it was found that some of them gave evasive answers in the sense of not committing themselves.
Regarding principals, it was felt that there was a need for greater integration regarding the course, since research showed that, although they work in the same field, the information about the course was somewhat inconsistent. 
Keywords: Proeja, Professional Training, Professional and Technological Education, Instituto Federal Fluminense

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