Organização Didático-Pedagógica dos Componentes Curriculares: Fluxograma Estruturado a Partir de Documentos Orientadores do Instituto Federal Fluminense

por Amanda Cerqueira de Almeida publicado 31/01/2025 14h50, última modificação 31/01/2025 14h50

Profa. Dra. Aline Couto da Costa

 

  • Autora: Amanda Cerqueira de Almeida

Nas instituições educacionais, há diversos documentos norteadores que são elaborados para embasar a organização didático-pedagógica. No cotidiano escolar, o acesso, o entendimento e o manuseio deles tornam-se um verdadeiro desafio, principalmente para os docentes recém-chegados à escola. Essa realidade também se faz presente no campus Cabo Frio do
Instituto Federal Fluminense (IFF). Questiona-se, então: de que maneira é possível sistematizar as informações relativas à Organização Didático-Pedagógica dos Componentes
Curriculares (ODPCC) dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de graduação do campus Cabo Frio do IFF, presentes na atuação docente, de modo a auxiliar o professor nas
tarefas que suplementam o processo de ensino e aprendizagem? Com isso, o objetivo geral do trabalho consiste em sistematizar as informações referentes à ODPCC, dos cursos técnicos de nível médio e dos cursos de graduação do campus Cabo Frio do IFF, que fazem parte da atuação docente, na perspectiva de apoiá-los nas atividades que complementam o processo
pedagógico. Esta pesquisa, de metodologia mista, cunho exploratório e descritivo, natureza básica, e abordagem qualitativa, está vinculada ao Macroprojeto 3 - ‘Práticas Educativas no
Currículo Integrado’, da linha de pesquisa ‘Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)’, e conta com as seguintes modalidades metodológicas: pesquisa
bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos docentes, principalmente sobre a ODPCC e os instrumentos utilizados para tal finalidade,
sendo eles o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), o Plano de Ensino e o Diário de Classe (DC). Ao final, foi confeccionado, como produto educacional, um fluxograma que delineia,
de forma dinâmica e objetiva, o processo da ODPCC no IFF. Os resultados demonstraram que a pesquisa se apresenta como uma contribuição para a atividade de organização da prática
educativa no IFF, presente no cotidiano docente, a partir de uma abordagem reflexiva com base na pedagogia crítico-social dos conteúdos, nos documentos normativos e orientadores do
IFF, no questionário aplicado aos docentes em exercício no campus Cabo Frio do IFF e na avaliação positiva do fluxograma, em todos os seus aspectos, por estes docentes.
Palavras-chave: Institutos Federais; Organização didático-pedagógica; Trabalho docente.

In educational institutions, there are several documents that work as guiding threads, designed to support the didactic-pedagogical organization. On a daily school basis, the
access, understanding, and handling of these documents are a real challenge, especially for recently arrived members of the school staff. This reality is also present in Cabo Frio’s
Instituto Federal Fluminense campus. One may wonder how is it possible to systematize information relating to the Didactic-Pedagogical Organization of Curricular Components
(DPOCC) of mid-vel technical courses and undergraduate courses at Cabo Frio’s IFF campus, all part of teaching activity, with the intention of supporting them in the activities
that complement the pedagogic process? This research, with a mixed methodology, exploratory and descriptive nature, basic nature, and qualitative approach, is linked to
Macroproject 3 - 'Educational Practices in the Integrated Curriculum', of the research line 'Educational Practices in Professional and Technological Education (PTE)', and has the
following methodological modalities: bibliographical research, documentary research and field research, implementing questionnaires to the teaching staff, mostly about the DPOCC
and the instruments used for these means, these are the Pedagogical Course Project (PCP), the Teaching Plan, and the Class Diary (CD). In the end, a flowchart was created as an
educational product that outlines, in a dynamic and objective fashion, the DPOCC process at IFF. The results demonstrated that the research presents itself as a contribution to the activity
of organizing educational practice at IFF, present in the teaching routine, based on a reflective approach based on critical-social pedagogy of content, normative and guiding
documents of the IFF, in the questionnaire applied to teachers working on the Cabo Frio’s IFF campus and in the positive evaluation of the flowchart, in all its aspects, by these
teachers.
Keywords: Federal Institute; Didactic-pedagogical organization; Teaching staff.

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