Permanência e evasão entre os estudantes do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Fluminense - Campus Macaé

por Sandra Helena de Araujo Lima publicado 04/09/2024 14h09, última modificação 04/09/2024 14h09

Jonis Manães Sales Felippe

• Autora: Sandra Helena de Araujo Lims

Os desafios para o enfrentamento do fenômeno da evasão escolar permeiam as discussões sobre a educação brasileira em diferentes contextos históricos e políticos, constituindo-se em uma problemática não apenas para educadores e as diferentes esferas de governo, mas para toda a sociedade. Após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em 1996, verifica-se, nas legislações e produções acadêmicas, analisadas durante o desenvolvimento desta pesquisa, uma tendência à mudança de enfoque da evasão para a permanência escolar. Entretanto, visando ampliar a compreensão de tais fenômenos, no presente trabalho estas noções não são abordadas como opostas e nem tão pouco excludentes, mas como complementares. Reconhecendo a educação como um direito social, a presente pesquisa objetivou investigar como o trabalho da equipe técnico-pedagógica que atua nos cursos integrados no Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (IFF), impacta na minimização da evasão e no fortalecimento da permanência dos estudantes do Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram realizadas pesquisas documentais e bibliográficas que forneceram subsídios para a análise e interpretação dos dados coletados na pesquisa de campo, na qual foram utilizadas entrevistas estruturadas por meio de formulários. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e objetivos exploratórios. Os resultados obtidos ratificam a relevância da articulação entre os fenômenos pesquisados e revelam possibilidades de atuação dos sujeitos da pesquisa - equipe técnico-pedagógica - por meio da execução de ações e estratégias, que podem ser desenvolvidas individual e colaborativamente, na perspectiva de se interromper processos de evasão em curso e de se fortalecer a permanência escolar. Além do exposto, a análise dos dados coletados, aliados ao aporte teórico utilizado, possibilitaram a elaboração de um protocolo de atendimento, contendo ações e estratégias que visam auxiliar os servidores mencionados a contribuírem para que o direito social à educação escolar seja assegurado no campus.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Evasão Escolar. Permanência Escolar. Ensino Médio Integrado. Equipe Técnico-pedagógica

The challenges of addressing the phenomenon of school dropout permeate discussions about Brazilian education in different historical and political contexts, constituting a problem not only for educators and various levels of government but for society as a whole. After the publication of the National Education Guidelines and Framework Law (LDBEN) in 1996, there is a noticeable shift in focus from dropout to school retention in the legislation and academic productions analyzed during the development of this research. However, to broaden the understanding of such phenomena, in this work, these notions are not approached as opposites or mutually exclusive, but as complementary. Recognizing education as a social right, this research aimed to investigate how the work of the technical-pedagogical team working in the integrated courses at the Macaé Campus of the Fluminense Federal Institute (IFF) impacts the minimization of dropout rates and strengthens the retention of students in Integrated High School. For this purpose, documentary and bibliographic research were conducted, providing support for the analysis and interpretation of data collected during the field research, in which structured interviews were conducted through questionnaires. This is a qualitative research with an applied nature and exploratory objectives. The results obtained reaffirm the relevance of the articulation between the researched phenomena and reveal possibilities for the actions of the research subjects—the technical-pedagogical team—through the execution of actions and strategies that can be developed individually and collaboratively, aiming to interrupt ongoing dropout processes and strengthen school retention. Additionally, the analysis of the collected data, along with the theoretical framework used, enabled the development of a service protocol containing actions and strategies aimed at helping the mentioned staff contribute to ensuring the social right to school education on campus.

Keywords: Professional and Technological Education. School Dropout. School Retention. Integrated High School. Technical-Pedagogical Team

PDF document Dissertação SANDRA - Com ficha catalográfica.pdf — Documento PDF, 14.36 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.