Permanência e êxito: análise do modelo intervenção para envolvimento e acolhimento dos estudantes do primeiro ano crítico no IFFLUMINENSE campus São João da Barra

por Alessandra da Rocha publicado 07/01/2025 15h14, última modificação 07/01/2025 15h14

Dr. Severino Joaquim Correia Neto

  • Autor: Alessandra da Rocha

A pesquisa apresenta um estudo sobre as bases da permanência e êxito escolares, a partir da análise das ações desenvolvidas no Modelo de Intervenção para
Envolvimento e Acolhimento de estudantes do Campus São João da Barra do Instituto Federal Fluminense (IFF). O modelo estabelece ações específicas para o
primeiro ano de estudos na instituição e outras ações com vistas a amenizar as dificuldades de adaptação, integração e de aprendizagem que se apresentam como
importantes fatores de abandono escolar, segundo estudiosos do tema.
Fundamentado em autores como Gramsci, Maria Helena Souza Patto, Jessé Souza, e Silvio de Almeida, que abordam o papel social da escola, o trabalho traz a
abordagem desta como transformadora da realidade social e econômica dos indivíduos e do país. Se apoia ainda na contextualização histórica da Educação
Profissional e Tecnológica trazida por Frigotto e Ciavatta com enfoque nas questões pedagógicas discutidas por Paulo Freire, Libâneo e Saviani e aborda o tema da
permanência e êxito sob o olhar de Vicent Tinto. A análise sobre as ações, implementadas a partir de 2017, se deu a pela observação de dados qualitativos e
quantitativos coletados nas plataformas da instituição e em questionários aplicados aos estudantes envolvidos no desenvolvimento das ações em questão. A elucidação
sobre as bases da permanência e êxito escolares nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio possibilitou a compreensão sobre o processo e poderá subsidiar
orientações sobre o modelo de atendimento aos estudantes, principalmente os do primeiro ano de estudos, onde se registram as maiores taxas de abandono, de forma
que favoreçam seu engajamento nos assuntos escolares e consequente conclusão dos cursos em que matricularam. O estudo torna-se relevante à medida que
apresenta informações que auxiliam na elaboração de políticas de permanência e êxito para a Educação Profissional e Tecnológica, atendendo a demanda pela
redução dos índices de evasão, retenção e abandono no Ensino Médio. Os resultados alcançados despertam para uma realidade de desigualdade entre os
diferentes públicos atendidos mas confirmam que as bases da permanência e êxito estudantis, para além das questões estruturais, residem na humanização das
relações dentro do ambiente acadêmico.

Palavras-Chave: Institutos Federais; Educação Profissional; Permanência e Êxito

The research presents a study on the foundations of school retention and success, based on the analysis of actions developed in the Logistic Model for Engagement
and Welcoming during the critical first year at the São João da Barra Campus of the Fluminense Federal Institute (IFF). The model establishes specific actions for the first
year of studies at the institution, as well as other actions aimed at mitigating adaptation and integration difficulties, which are considered significant factors
contributing to school dropout, according to scholars on the subject. Drawing on authors such as Gramsci, Maria Helena Souza Patto, Jessé Souza, Paulo Freire,
and Silvio de Almeida, who address the social role of schools, the work approaches education as a transformative force in the social and economic reality of individuals
and the country. It is also based on the historical context of Professional and Technological Education, as discussed by Frigotto and Ciavatta, with a focus on
pedagogical issues explored by Paulo Freire, Libâneo, and Saviani, and examines the topic of school retention and success through the lens of Vincent Tinto. The
analysis of actions implemented since 2017 was conducted using qualitative and quantitative data collected from the institution's platforms and from questionnaires
applied to students involved in the development of the actions in question. Clarifying the foundations of school retention and success in technical courses integrated into
high school allowed for a better understanding of the process and may provide guidance on the student support model, particularly for first-year students, where the highest dropout rates are recorded, in a way that fosters their engagement in school-related matters. The study is relevant as it provides information that can assist in the development of retention and success policies for Professional and Technological Education, addressing the demand for reducing dropout, retention, and abandonment rates in high school. The results achieved highlight a reality of inequality among the different groups served, but confirm that the foundations of retention and student success, beyond structural issues, lie in the humanization of relationships in the academic environment.

Keywords: Federal Institutes. Professional Education. Retention and Success

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