Popularização da ciência e da tecnologia: um estudo do programa consCIÊNCIA na ciência da Universidade Federal Fluminense – campus Nova Friburgo/RJ

por Eliana Analia Diamantina Amil Lisboa publicado 12/12/2025 14h10, última modificação 12/12/2025 14h10

Dr. Leonardo Salvalaio Muline

  • Autora:

Eliana Analia Diamantina Amil Lisboa

Embora a popularização da ciência e da tecnologia seja de crescente importância para a inclusão social e o desenvolvimento do pensamento crítico, estudos anteriores sobre
iniciativas que impactam a trajetória de jovens do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica ainda carecem de uma análise aprofundada. Observa-se,
assim, uma lacuna significativa na literatura acerca da efetividade de programas e iniciativas de popularização da ciência e da tecnologia junto a este público no fomento
às carreiras científicas e na ampla difusão ao saber. Essa lacuna é de particular relevância, pois a desigualdade de acesso a uma educação pública e de qualidade, e
privação aos conhecimentos científicos, configura-se como um dos principais instrumentos de opressão e severos condicionantes da manutenção da pobreza. A
democratização do saber científico e a promoção de uma educação libertadora para a emancipação humana justificam, portanto, a urgência em evidenciar a relevância

prática e teórica de tais iniciativas. Este estudo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, da linha de Pesquisa

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, do Macroprojeto 1:
Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino da EPT. Tem como objetivo compreender de que maneira o Programa de
extensão ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA, da Universidade Federal Fluminense – Campus Nova Friburgo/RJ, desenvolve ações para popularizar a ciência e a tecnologia,
contribui para a inclusão e igualdade social, e incentiva os estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica nas escolhas de carreiras científicas. Foi
realizada uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, com caráter exploratório/descritivo. O contexto da pesquisa foi o Programa ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA, na UFF – Campus Nova Friburgo. Os participantes incluíram a coordenação do programa e os estudantes que participaram do programa no período de 2014 a 2024. Os dados foram coletados por meio de análise bibliográfica, documental, observação não participante em oficina do programa, entrevistas com a coordenação e questionário online aplicado aos estudantes. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Laurence Bardin. Como resultado direto da pesquisa, foi elaborado um guia online para divulgar as ações do
programa. Os principais resultados indicam que o Programa ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA contribui unanimemente para a promoção da popularização da ciência e para a inclusão social dos jovens. Além disso, o programa se revela um influenciador determinante na escolha da carreira profissional para mais de 80% dos participantes, e 83% dos egressos deram continuidade aos estudos em nível superior, predominantemente em áreas científicas. A presença majoritária de participantes oriundos de escolas públicas reforça a capacidade do programa em suprir lacunas na educação científica e democratizar o acesso ao ambiente universitário e de pesquisa.
A pesquisa contribuiu para a literatura ao demonstrar o impacto transformador de programas de popularização da ciência na vida de jovens estudantes da Educação
Básica, fortalecendo a conexão entre a produção acadêmica e a sociedade. Este estudo oferece uma nova visão sobre a popularização da ciência como vetor de emancipação e inclusão social, ampliando a compreensão de como iniciativas de divulgação científica podem moldar futuros protagonistas da ciência do Brasil.
Palavras-chave: Popularização da Ciência. Sociedade. Universidade. Ensino Médio. Educação Profissional e Tecnológica. Produto Educacional

Although the popularization of science and technology is of growing importance for social inclusion and the development of critical thinking, previous studies on initiatives that impact the trajectory of high school and technical education students still lack in-depth analysis. Thus, there is a significant gap in literature regarding the effectiveness of programs and initiatives aimed at popularizing science and technology among this audience, both in fostering scientific careers and in broadly disseminating knowledge.

This gap is particularly relevant, since inequality in access to quality public education and the deprivation of scientific knowledge stand as major instruments of oppression and severe determinants of poverty perpetuation. The democratization of scientific knowledge and the promotion of a liberating education for human emancipation therefore justify the urgency of highlighting the practical and theoretical relevance of such initiatives. This study is part of the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), within the Research Line Educational Practices in Professional and Technological Education, Macroproject 1: Methodological proposals and teaching resources in formal and non-formal spaces of PTE. Its objective is to understand how the extension program ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA of Fluminense Federal University – Nova Friburgo Campus/RJ, develops actions to popularize science and technology, contributes to inclusion and social equality, and encourages high school and technical education students in choosing scientific careers. For this purpose, applied qualitative research with an exploratory/descriptive approach was conducted. The research context was the ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA Program at UFF – Nova Friburgo Campus. Participants included the program’s coordination team and students who took part in the program between 2014 and 2024. Data were collected through bibliographic and documental analysis, non-participant observation in one of the program’s workshops, interviews with the coordination team, and an online questionnaire applied to students. Data analysis was carried out using Laurence Bardin’s Content Analysis technique. As a direct outcome of the research, an online guide was created to disseminate the program’s activities. The main results indicate that the ConsCIÊNCIA na CIÊNCIA Program unanimously contributes to promoting the popularization of science and to the social inclusion of young people. Moreover, the program proved to be a decisive influencer in professional career choices for more than 80% of participants, with 83% of graduates continuing their studies at higher education level, predominantly in scientific fields. The majority presence of participants from public schools reinforces the program’s ability to fill gaps in scientific education and democratize access to the university and research environment. This research significantly contributed to the literature by demonstrating the transformative impact of science popularization programs on the lives of young students in basic education, strengthening the connection between academic production and society. This study offers a new perspective on science popularization as a vector of emancipation and social inclusion, broadening the understanding of how science communication initiatives can shape the future protagonists of science in Brazil.

Keywords: Science Popularization. Society. University. High School and
Professional Technical Education. Educational Product.

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