Recursos educacionais abertos (REA): contribuições de finale worksheets para o ensino de música na educação profissional e tecnológica

por Jessica Pichone publicado 18/06/2025 15h46, última modificação 18/06/2025 15h46

Dr. Severino Joaquim Correia Neto

  • Autora:

Jéssica de Oliveira Lima Pichone.

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de Finale Worksheets – uma coleção de atividades musicais – como Recursos Educacionais Abertos (REA) no ensino de música, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Partimos da premissa de que ampliar o acesso a materiais didáticos gratuitos e de qualidade, em sintonia com políticas públicas voltadas para a inovação e inclusão digital, promoverá equidade e ampliará oportunidades de aprendizagem. Com relação a os objetivos específicos, foram: identificar as conexões do ensino de música no âmbito da EPT, discutir os possíveis usos de Finale Worksheets como REA e criar um website como produto educacional para disseminar esses recursos, adotamos uma metodologia de revisão de mapeamento, caracterizada por uma abordagem qualitativa e quantitativa, classificada como exploratória e de cunho bibliográfico. Os resultados revelaram que os REA são eficazes na democratização do acesso à educação, contribuindo para a otimização do processo de ensino e aprendizagem e no incentivo à interdisciplinaridade. A revisão de mapeamento destacou um interesse crescente por REA relacionados à EPT, ao mesmo tempo que evidenciou áreas que carecem de investigação mais profunda, como a utilização de REA no ensino de música. O estudo apontou o Finale Worksheets como um recurso educacional de grande valor, apesar de sua exploração acadêmica ainda ser limitada, concluindo-se a eficácia dos REA para ampliar o acesso ao conhecimento musical e promover práticas educacionais colaborativas. Ademais, constatou-se que as inovações tecnológicas possuem um papel central na evolução da educação musical, transformando práticas pedagógicas e melhorando a acessibilidade e a qualidade do ensino, todavia, observou-se a necessidade de capacitar educadores para utilizarem esses REA, superando possíveis barreiras tecnológicas. A criação do website “Portal REAem” (Recursos Educacionais Abertos no ensino de música - www.ensinodemusica.com) como produto educacional, é um exemplo da implementação dessas conclusões, alinhando-se aos objetivos do ProfEPT de transformar a pesquisa acadêmica em soluções práticas e diretas, impulsionando continuamente o progresso na educação musical dentro do EPT.
Palavras-Chave: Recursos Educacionais Abertos. Ensino de Música. Educação Profissional e Tecnológica. Finale Worksheets. Software Finale.

This study aimed to investigate the contributions of Finale Worksheets – a collection of musical activities – as Open Educational Resources (OER) in music education, in the context of Technical and Vocational Education and Training (TVET). We based our work on the premise that expanding access to free and quality teaching materials, in line with public policies aimed at innovation and digital inclusion, will promote equity and expand learning opportunities. Our specific objectives were: to identify the connections of music education within the scope of TVET, to discuss the possible uses of Finale Worksheets as OER and to create a website as an educational product to disseminate these resources. We adopted a mapping review methodology, characterized by a qualitative and quantitative approach, classified as exploratory and bibliographic in nature. The results revealed that OER are effective in democratizing access to education, contributing to the optimization of the teaching and learning process, and encouraging interdisciplinarity. The mapping review highlighted a growing interest in OER related to TVET, while also indicating areas that require deeper investigation, such as the use of OER in music education. The study identified Finale Worksheets as a highly valuable educational resource, despite its limited academic exploration, concluding the effectiveness of OER in expanding access to musical knowledge and promoting collaborative educational practices. Furthermore, it was found that technological innovations play a central role in the evolution of music education, transforming pedagogical practices and improving accessibility and quality of teaching. However, there is a need to train educators to effectively use these OER, overcoming potential technological barriers. The creation of the website REAem (Recursos Educacionais Abertos na Educação Musical - Open Educational Resources in music education - www.ensinodemusica.com) as an educational product exemplifies the implementation of these conclusions, aligning with the objectives of ProfEPT to transform academic research into practical and direct solutions, continuously driving progress in music education within TVET.
Keywords: Open Educational Resources. Music Education. Technical and Vocational Education and Training. Finale Worksheets. Finale Software.

PDF document Dissertacao_Jessica_Pichone_Versão_Final_Assinada.pdf — Documento PDF, 4.00 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.