Sistema de avaliação da aprendizagem em design gráfico: o desafio do processo avaliativo em áreas criativas

por Joelma Alves de Oliveira publicado 01/07/2024 13h54, última modificação 01/07/2024 13h54

Thiago Soares de Oliveira

• Autora: Joelma Alves de Oliveira

Diante da complexidade e da importância da avaliação da aprendizagem em um sistema educacional e ciente de que, sem mudanças concretas nessa área, não é possível falar sobre formação integral, este trabalho tem como objetivo compreender como as competências vinculadas às disciplinas do Projeto Marca (Branding, Identidade de Marca, e Estratégias e Aplicações do Sistema de Identidade Visual), do Núcleo de Projetos do Curso de Bacharelado em Design, com ênfase em Design Gráfico, podem ser avaliadas objetivamente a partir de uma ferramenta tecnológica (aplicativo), contribuindo, assim, para auxiliar na atenuação da percepção discente de que as avaliações se dão de forma subjetiva por parte do docente. O estudo em questão faz parte do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa 1 - Práticas educativas em Educação profissional e Tecnológica, Macroprojetos 1 - Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e não formais do Ensino na EPT. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de objetivo exploratório e de abordagem qualitativa, e sua construção se apoia, quanto aos procedimentos, nas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, conduzidas de acordo com as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica sobre os aportes teóricos relativos à avaliação da aprendizagem, à avaliação por competências e habilidades, à educação integral e à Educação Profissional e Tecnológica; b) pesquisa documental no intuito de apurar legislações relevantes para o sistema educacional, principalmente nas quais se apoiam os Institutos Federais, assim como avaliar o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e os planos de ensino das disciplinas dos Núcleo de Projetos do curso de Design Gráfico; c) pesquisa de campo a partir da aplicação de questionários (como instrumentos de coleta de dados) direcionados aos docentes e aos discentes para identificar as percepções sobre a forma como avaliam e são avaliados, respectivamente, nas referidas disciplinas. Com base nos dados obtidos e nos princípios teóricos relacionados a esse tema, desenvolveu-se um recurso educacional eficaz, que tem o potencial de apoiar um processo tão desafiador como a avaliação da aprendizagem, contribuindo, assim, para o aprimoramento dessa prática pedagógica.

Palavras-Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Design Gráfico; Avaliação de Aprendizagem; Competências e Habilidades; Protótipo de Aplicativo.

Given the complexity and importance of learning assessment in an educational system, and recognizing that without concrete changes in this area it is impossible to talk about comprehensive education, this work aims to understand how the competencies linked to the disciplines of the Project Brand (Branding, Brand Identity, and Strategies and Applications of the Visual Identity System) at the Project Hub of the Bachelor's Course in Design, with an emphasis on Graphic Design, can be objectively assessed using a technological tool (app). This aims to help reduce the students' perception that evaluations are subjectively conducted by the teacher. he study in question is part of the Graduate Program in Professional and Technological Education, research line 1 - Educational practices in Professional and Technological Education, Macro-projects 1 - Methodological Proposals and Didactic Resources in Formal and Informal Teaching Spaces in Professional and Technological Education.. This is an applied, exploratory, and qualitative study, and its construction is supported by bibliographic research, documentary research, and field research, conducted according to the following steps: a) bibliographic research on theoretical contributions related to learning assessment, competency and skill assessment, comprehensive education, and Professional and Technological Education; b) documentary research to investigate relevant legislation for the educational system, especially those supporting Federal Institutes, as well as to evaluate the Course Pedagogical Project (CPP) and the teaching plans of the Graphic Design course's Project Hub disciplines; c) field research through the application of questionnaires (as data collection instruments) directed at teachers and students to identify perceptions about how they evaluate and are evaluated, respectively, in the said disciplines. Based on the data obtained and the theoretical principles related to this theme, an effective educational resource was developed, which has the potential to support a process as challenging as learning assessment, thereby contributing to the improvement of this pedagogical practice.

Keywords: Professional and Technological Education; Graphic Design; Learning Assessment; Competencies and Skills; App Prototype

PDF document Dissertação Final 11.06.24_compressed.pdf — Documento PDF, 2.53 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.