Formação Continuada Docente na Perspectiva da Educação Inclusiva

por Thauana Gomes Kort-Kamp publicado 31/10/2023 14h19, última modificação 11/12/2023 14h36

Breno Fabrício Terra Azevedo

  • Autora:

Thauana Gomes Kort-Kamp

O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o processo de formação continuada dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, na perspectiva da educação inclusiva, visando a inclusão e acessibilidade pedagógica dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. No percurso metodológico desta pesquisa utilizou – se a abordagem qualitativa. Quanto à natureza e objetivos, classifica-se como uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório e descritivo, utilizando os procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. A efetivação de um processo educacional inclusivo, que ofereça as condições adequadas para o acesso, permanência, participação e a aprendizagem dos alunos que demandam atendimento e acompanhamento educacional específico está condicionada à formação docente continuada, tendo em vista os aspectos teóricos, práticos e atitudinais de uma prática pedagógica inclusiva. Embora a garantia de um processo educacional inclusivo esteja respaldada legalmente, na prática, a comunidade escolar ainda enfrenta alguns desafios para essa efetivação. A concepção de ensino integrado desenvolvido pelos institutos federais visa propiciar uma formação humana integral, haja vista a integração das diversas capacidades dos alunos: trabalho, educação intelectual e corporal, estética e artística, cultural, política, científica e tecnológica. Nessa perspectiva, exige-se uma formação docente coerente com essa concepção de ensino integrado, bem como o diálogo contínuo entre os conhecimentos específicos e os didáticos, políticos e pedagógicos. Nesse sentido, apresenta-se como proposta de produto educacional a elaboração e aplicação do curso de formação continuada, modalidade a distância, denominado “Introdução à Inclusão e Acessibilidade Pedagógica”, aplicado aos docentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFluminense. Portanto, considerando que a formação docente continuada mostra-se imprescindível para consolidação de um processo educacional inclusivo e capaz de acolher as diversidades presentes nos espaços educacionais. A materialização do produto educacional em forma de curso justifica-se pela necessidade de ampliar os espaços voltados à formação docente.

Palavras-chave: Formação Docente. Educação Profissional e Tecnológica. Educação Inclusiva.

The general objective of this research is to contribute to the process of continuing education of teachers of the Federal Institute of Education, Science and Technology Fluminense, in the perspective of inclusive education, aiming at the inclusion and pedagogical accessibility of students with disabilities, global developmental disorders and high skills or giftedness. The methodological path of this research used the qualitative approach. Regarding the nature and objectives, it is classified as an applied research, of an exploratory and descriptive nature, using the procedures of bibliographic and documentary research. The implementation of an inclusive educational process, which offers the appropriate conditions for the access, permanence, participation and learning of students who demand specific educational care and monitoring is conditioned to continuing teacher training, in view of the theoretical, practical and attitudinal aspects of an inclusive pedagogical practice. Although the guarantee of an inclusive educational process is legally supported, in practice, the school community still faces some challenges for this implementation. The concept of integrated education developed by the federal institutes aims to provide an integral human formation, given the integration of the various capacities of the students: work, intellectual and corporal education, aesthetic and artistic, cultural, political and scientific technological. In this perspective, a consistent teacher training with this conception of integrated teaching is required, as well as the continuous dialogue between specific knowledge and didactic – political – pedagogical. In this sense, it is presented as a proposal for an educational product the elaboration and application of the continuing education course, distance modality, called "Introduction to Inclusion and Pedagogical Accessibility", applied to the teachers of the technical courses integrated to the high school of IFFluminense. Therefore, considering that continuing teacher education is essential for the consolidation of an inclusive educational process capable of welcoming the diversities present in educational spaces. The materialization of the educational product in the form of a course is justified by the need to expand the spaces focused on teacher training.

Keywords:Teacher Training. Professional and Technological Education. Inclusive Education.

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