Tecnologias Educacionais em Saúde Pública e Meio Ambiente Na Educação Profissional Técnica de Enfermagem

por Ingrid Da Silva Souza publicado 24/10/2025 09h33, última modificação 24/10/2025 09h33

Orientador(a): Dr. Leonardo Salavaio Muline

 

  • Autor: 

    Ingrid Da Silva Souza

     

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma tecnologia educacional — o lapbook ECOSAÚDE TEC — voltada à formação crítica de estudantes do curso técnico em
Enfermagem no eixo temático da Saúde Ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da metodologia qualitativa, com abordagem pedagógica fundamentada nos Três Momentos
Pedagógicos, visando promover o protagonismo discente na construção do conhecimento. A investigação foi realizada com uma turma do Ensino Técnico Integrado ao Médio, em uma
instituição pública federal, localizada no estado do Rio de Janeiro. A partir da vivência em sala de aula, dos relatos dos estudantes e das discussões promovidas na roda de conversa,
emergiram temas como queimadas, descarte irregular de lixo, ausência de saneamento básico e desigualdade social — problemas ambientais diretamente relacionados às condições de
saúde da população. O produto educacional criado, o lapbook digital, configurou-se como uma ferramenta interativa que favoreceu a reflexão crítica e a articulação entre saber técnico,
realidade local e compromisso ético-social da Enfermagem. Os resultados indicam que metodologias ativas aliadas a recursos visuais e colaborativos são potentes para o ensino de
temas complexos, como as emergências ambientais e sua relação com a saúde coletiva.
Conclui-se que a utilização de tecnologias educacionais no ensino técnico pode contribuir para a formação de profissionais mais sensíveis, críticos e engajados com a promoção da
saúde e a defesa do SUS, especialmente em contextos de vulnerabilidade socioambiental.
Palavras-chave: Saúde Ambiental. Educação Profissional. Enfermagem. Tecnologias Educacionais. Emergências em Saúde Pública.

This study presents the development and implementation of an educational technology — the ECOSAÚDE TEC lapbook — aimed at fostering critical thinking among students in a technical nursing course, within the thematic scope of Environmental Health. The research employed a qualitative methodology, grounded in the pedagogical framework of the Three Pedagogical Moments, with the purpose of promoting student protagonism in the construction of knowledge. The investigation was conducted with a class enrolled in an Integrated Secondary and Technical Education program at a federal public institution in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Through classroom activities, student narratives, and discussions held during a conversation circle, several key themes emerged, including wildfires, improper waste disposal, lack of basic sanitation, and social inequality — all environmental issues closely linked to public health conditions. The educational product developed, a digital lapbook, served as an interactive tool that encouraged critical reflection and enabled the articulation between technical knowledge, local realities, and the ethical-social commitment of nursing professionals. The findings suggest that active learning methodologies, combined with visual and collaborative resources, are effective for teaching complex topics such as environmental emergencies and their intersection with collective health. It is concluded that the use of educational technologies in technical education can contribute to the training of more sensitive, critical, and socially engaged professionals, especially in contexts of socio-environmental vulnerability.

Keywords: Environmental Health. Vocational Education. Nursing. Educational Technologies. Public Health Emergencies.

PDF document dissertação oficial.pdf — Documento PDF, 1.32 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.