Formação Continuada de Professores: Uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação

por Ana Carolina Caldas publicado 08/05/2023 21h15, última modificação 20/10/2023 16h34

prof. Breno Terra

Este produto educacional é um Guia Didático Pedagógico (RIZZATTI et al. 2020) para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O material compreende uma síntese descritiva do curso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, intitulado de ―Formação Continuada de professores: Uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação‖, com as instruções para o desenvolvimento da proposta, disponível para que todos tenham acesso e façam uso e adaptações se necessário. Diante do exposto, o produto educacional desenvolvido tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento constante do trabalho educacional, visto que favorece a produção de novos ambientes de aprendizagem atribuindo sentido e significados às práticas de ensino. O intuito é que o guia didático pedagógico possa incentivar novas práticas pedagógicas tanto em sala de aula quanto em diversos ambientes educacionais, uma vez que a utilização será dentro de uma proposta com fins pedagógicos e não mais alheia ao processo de ensino e aprendizagem. Sua aderência ao processo de ensino ocorre à medida que reflexões sobre conceitos teóricos geram novos saberes e exercício da prática docente. Com a promoção de oportunidades para que os docentes possam aplicar e praticar os conceitos aprendidos de forma significativa e relevante. Pretende-se apresentar diferentes formas de utilização das TDIC, de maneira que venha despertar não só no professor, mas em especial no aluno o interesse e a motivação para aprender e utilizar as ferramentas digitais disponíveis na escola, facilitando a compreensão dos conteúdos e desenvolvendo a imaginação e criatividade dos estudantes. A partir da aplicação e implantação do produto educacional espera-se que toda comunidade escolar venha ser beneficiada, e que o uso das ferramentas digitais seja inserido no cotidiano da escola, para que todos tenham acesso promovendo assim, uma educação democrática inclusiva.

Link Educapes:

PDF document Produto Educacional Ana Carolina.pdf — Documento PDF, 3.95 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.