UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO À GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO POR MEIO DA EXTRAÇÃO DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

por Kátia da Silva Vianna Menezes publicado 12/04/2024 08h33, última modificação 12/04/2024 08h33

Prof.ª Dr.ª Simone Vasconcelos Silva (Orientadora)

A governança e a gestão de organizações podem ser observadas pela escolha em desenvolver planos e criar estratégias para implementá-los. Neste contexto, o Gerenciamento de Processos de Negócio tem um papel crucial no provimento de informações para o monitoramento do desempenho da organização, conforme os objetivos estratégicos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um método de extração de conhecimento organizacional a partir da gestão de processos de negócio integrada ao planejamento estratégico, aplicando recursos tecnológicos que possibilitem ao nível gerencial das instituições a geração de indicadores que auxiliam no alcance das metas organizacionais. A metodologia utilizada encontra-se dividida nas seguintes etapas: (i) revisão bibliográfica e busca de trabalhos relacionados; (ii) gestão de conhecimento a partir da modelagem de processos; (iii) aplicação de ontologia para extração de conhecimento da modelagem de processos, com a elaboração de indicadores de complexidade dos processos; (iv) desenvolvimento do método proposto, utilizando a mineração de dados/texto para extração de conhecimento da execução dos processos, gerando indicadores em relação aos processos e as suas contribuições ao planejamento estratégico, classificando em três eixos: complexidade, conformidade e impacto; (v) aplicação do método proposto em um processo da área de compras de uma instituição pública. Os resultados demonstram a complexidade e a conformidade do processo de negócio, assim como o impacto do processo em relação às metas e objetivos do planejamento estratégico organizacional. Conclui-se que o método proposto contribui para a gestão organizacional, informando o quanto o processo está integrado à estratégia organizacional, contribuindo para o alcance dos objetivos, possibilitando ao gestor propor as melhorias necessárias ao processo.

Palavras-chave: gestão de processos; planejamento estratégico; integração; indicadores chave de desempenho; tecnologia.

The governance and management of organizations can be observed by the choice to develop plans and create strategies to implement them. In this context, Business Process Management plays a crucial role in providing information for monitoring the organization's performance, matched to strategic objectives. The aim of this work is to develop a method for extracting organizational knowledge from business process management integrated with strategic planning, applying technological resources that enable the management level of institutions to generate indicators that help achieve organizational goals. The methodology used is divided into the following stages: (i) literature review and search for related work; (ii) knowledge management based on process modeling; (iii) application of ontology to extract knowledge from process modeling, with the development of process complexity indicators; (iv) development of the proposed method, using data/text mining to extract knowledge from process execution, generating indicators in relation to processes and their contributions to strategic planning, classified into three axes: complexity, compliance and impact; (v) application of the proposed method to a process in the procurement area of a public institution. The results show the complexity and conformity of the business process, as well as the impact of the process in relation to the goals and objectives of organizational strategic planning. It is concluded that the proposed method contributes to organizational management, informing how well the process is integrated into the organizational strategy, contributing to the achievement of objectives and enabling the manager to propose the necessary improvements to the process.

Keywords: Process management; strategic planning; integration; key performance indicators (KPI); technology.

PDF document Kátia da Silva Vianna Menezes.pdf — Documento PDF, 4.63 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.