AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UM ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E DE EMPREENDEDORISMO: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

por Lucas Coelho de Avila publicado 29/09/2020 22h28, última modificação 20/10/2023 16h30

Sob a orientação do professor Romeu e Silva Neto

No mundo moderno, considerando-se os crescentes avanços tecnológicos e o cenário atual globalizado e competitivo, há uma constante necessidade de se romper com padrões e trazer novas ideias que agreguem valor à sociedade e ao mercado. Nesse contexto, o empreendedorismo e a inovação despontam como tendências relevantes para a presente conjuntura econômica e social. Todavia é necessário que o ecossistema local esteja preparado para receber novas ideias e empreendimentos, de forma a maximizar suas chances de sucesso. Sendo assim, este presente trabalho apresenta como objetivo avaliar os elementos fundamentais para um ecossistema de inovação e empreendedorismo, de acordo com seis dimensões. O trabalho foi realizado em duas partes: na primeira, foi elaborada uma revisão de literatura a respeito do tema empreendedorismo e inovação e sua relação com os ambientes de inovação (Parques Tecnológicos, Centros de Inovação, incubadoras, entre outros) orientados a estimular sua prática. Na segunda parte, foi realizado um estudo de caso no município de Campos dos Goytacazes, onde o ecossistema foi avaliado de acordo com a percepção dos agentes de inovação locais, através de um questionário que contempla elementos relacionados às seis dimensões. Com base nos resultados do questionário, foi possível realizar um diagnóstico da situação do ecossistema, considerado pelos respondentes como “razoavelmente desenvolvido”, e após isso, as informações obtidas com a revisão de literatura foram utilizadas para propor ações e estratégias orientadas a fortalecer o ecossistema. Dentre essas ações, destaca-se a implantação do Centro Municipal de Inovação, cuja atuação pode impactar positivamente o ecossistema em cada uma das dimensões analisadas.
Palavras-chave: Empreendedorismo e Inovação; Ecossistema de Inovação; Centro de Inovação; Revisão de Literatura; Estudo de Caso

In the modern world, considering the increasing technological advances and the current globalized and competitive scenario, there is a constant need to break with standards and bring new ideas that add value to society and the market. In this context, entrepreneurship and innovation emerge as relevant trends for the current economic and social situation. However, it is necessary that the local ecosystem is prepared to receive new ideas and enterprises, in order to maximize their chances of success. Therefore, this work aims to evaluate the fundamental elements for an innovation ecosystem and entrepreneurship, according to six dimensions. The work was divided in two parts: in the first, a literature review was prepared in according the theme of entrepreneurship and innovation and its relationship with innovation environments (Technology Parks, Innovation Centers, incubators, among others) aimed at stimulating their practice. In the second part, a case study was realized in the city of Campos dos Goytacazes, where the ecosystem was evaluated according to the perception of local innovation agents, through a questionnaire that includes elements related to the six dimensions. Based on the results of the questionnaire, it was possible to make a diagnosis of the ecosystem situation, considered by the respondents as “reasonably developed”, and after, the information obtained from the literature review was used to propose actions and strategies aimed at strengthening the ecosystem. Among these actions, can it highlight the implementation of the Municipal Innovation Center, whose performance can positively impact the ecosystem in each of the dimensions analyzed.
Key-words: Entrepreneurship and Innovation; Innovation Ecosystem; Innovation Center; Literature Review; Case Study.

PDF document Lucas Coelho de Avila.pdf — Documento PDF, 1.78 MB

Atualmente não existem itens nessa pasta.