DIGITALIZAÇÃO PORTUÁRIA COM FOCO EM PORTOS 4.0: Uma proposta de um Framework

por Marcus Vinícius das Neves Toffano publicado 29/09/2020 22h14, última modificação 20/10/2023 16h30

Rogério Atem de Carvalho (Orientador)
Henrique Rego Monteiro da Hora (Coorientador)

Os setores de transporte e logística no mundo estão adotando cada vez mais iniciativas de transformação digital para dar maior visibilidade às operações de negócios. A digitalização das operações de portos e terminais oferecem formas de realizar uma "4ª revolução industrial", trazendo benefícios seguros, operacionais e ambientais. Diante de tal significância, na busca por portos mais eficientes, a presente dissertação objetiva apresentar uma proposta de um Framework de Digitalização Portuária. Para tanto, para o embasamento teórico, realizou-se uma revisão da literatura sobre digitalização portuária (portos 4.0) utilizando-se as bases de pesquisa Scopus, ScienceDirect, SciELO e Web of Science. Já no estudo de campo, levou-se em consideração a vivência e atuação como Gerente de Projetos de TI, do autor, durante quatro anos no Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-MULT) situado em São João da Barra/RJ, e também dois meses no Porto do Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do Ceará. Como resultado, obteve-se a identificação de estratégias que possam ser executadas pelos portos, para se tornar um Porto Digitalizado e operacionalmente eficaz; através da análise destas, propôs-se também um Framework de Digitalização Portuária, além de terem sido direcionados cinco estágios para sua implementação. Por fim, espera-se ter colaborado para o avanço das discussões teóricas da digitalização portuária, em função do diálogo estabelecido com as principais diretrizes do Framework e ter-se avançado no oferecimento de sistemática própria de aplicação da metodologia como principal contribuição.
Palavras-chave: Digitalização Portuária; Framework; Indústria 4.0; Portos 4.0.

The transport and logistics sectors around the world are increasingly adopting digital transformation initiatives to give greater visibility to business operations. The digitization of port and terminal operations offers ways to carry out a "4th industrial revolution", bringing safe, operational and environmental benefits. Given this significance, in the search for more efficient ports, this dissertation aims to present a proposal for a Port Digitization Framework. Therefore, for the theoretical basis, a review of the literature on port digitization (ports 4.0) was carried out using the Scopus, ScienceDirect, SciELO and Web of Science research bases. In the field study, the author's experience and performance as IT Project Manager for 4 years at the Multicargas Terminal of Porto do Açu (T-MULT) located in São João da Barra / RJ, and also 2 months in Porto do Pecém, located in the municipality of São Gonçalo do Amarante, west coast of Ceará. As a result, it was possible to identify strategies that can be executed by the ports, to become a Digitalized and operationally effective Port, and through the analysis of these, a Port Digitization Framework was proposed, as well as 5 stages for its implementation were also directed. Finally, it is expected to have contributed to the advancement of theoretical discussions on port digitization, due to the dialogue established with the main guidelines of the Framework and to have made progress in offering the proper system for applying the methodology as the main contribution.
Keywords: Framework; Industry 4.0; Seaport Digitalization; Seaport 4.0.

PDF document DISSERTACAO - POS QUALIFICACAO - Marcus Toffano_Completa_v2.pdf — Documento PDF, 1.38 MB
Conteúdo

Atualmente não existem itens nessa pasta.